Primeira-dama acredita no Qualifica 300 para retomada da economia e empregos

0
169
Gustavo Duarte
ALMT

A primeira-dama Márcia Pinheiro acredita que o Qualifica Cuiabá 300 anos ajudará na retomada da economia e da geração de empregos nos próximos anos. A nova edição do programa de qualificação profissional gratuita oferece 1.960 vagas para 20 cursos de 9 áreas e a estimativa para o final da gestão é de alcançar 10 mil pessoas.

Segundo Márcia, idealizadora do programa que teve início em 2018 e já certificou mais de cinco mil pessoas, a principal justificativa foi o forte crescimento do trabalho informal e o baixo índice de desemprego registrado antes da pandemia, cenário que o Qualifica 300 contribuiu diretamente e indiretamente para alcançar.

“Na época Cuiabá registrava uma das menores taxas de desemprego do país e a informalidade estava em alta. O Qualifica 300 está inserido nesse contexto. Formamos mais de cinco mil pessoas e muitas delas criaram seu próprio negócio, até mesmo durante essa pandemia eles viram como alternativa de fonte de renda. Temos casos de pessoas que conseguiram uma vaga no emprego formal por conta da capacitação”, explicou.

Para contribuir com esse impulsionamento, o programa oferece, desde a última edição, cursos direcionados para o empreendedorismo e, nesta edição, serão 260 vagas para o aperfeiçoamento.

“Além dos cursos de 160 horas, os alunos terão acesso aos cursos de empreendedorismo de 16 horas que trazem noções básicas de como empreender e montar o seu próprio negócio para que elas saiam do curso com maior entendimento de sua área. Esse foi o pedido da nossa primeira-dama”, destacou Mozara Guerreiro, gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Cuiabá.

O Qualifica 300, como é popularmente conhecido, faz parte do eixo 2 do programa ‘Pra Frente Cuiabá’, executado pela Secretaria Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que busca incentivar e recuperar o crescimento das atividades econômicas que foram afetadas pela crise sanitária do novo coronavírus.

“O Qualifica é um dos pilares importantes do Pra Frente Cuiabá. Não temos como pensar no desenvolvimento sem pensar nas pessoas. Por isso precisamos investir na qualificação, no preparo da mão de obra local para que, de forma adequada, seja absorvida no mercado de trabalho. É um desdobramento de tudo aquilo que a primeira-dama Márcia Pinheiro construiu durante a primeira gestão, tendo em vista o alcance social que esse projeto irá garantir as pessoas”, disse Francisco Vuolo, titular da pasta.

Ações do Programa Pra Frente Cuiabá:

– Sine da Gente: Implantação de uma unidade móvel que atuará nos bairros para atender a oferta e demanda de emprego por região.

– Enem Digital 5.0: Ensino no modelo híbrido; Suporte técnico e personalizado; 2.000 alunos.

– Qualifica Cuiabá: Programa da Secretaria de Assistência Social, em parceria com SESI, SENAI, SEBRAE e FECOMÉRCIO; Desenvolver as habilidades dos cidadãos para o fomento na geração de renda para família; Preparar a mão-de-obra para o mercado de trabalho.

– Agro da Gente: Fortalecimento do apoio à agricultura familiar; Qualificação técnica na produção do campo; Incentivo à atividade da agroindústria; Programa de incentivo para quatro cadeias produtivas: Peixe, FLV (fruta, legume e verdura), Frango e Leite.

– Cuiabanco: Linha de Crédito para o pequeno empreendedor com juros zero; PAA – Programa de aquisição de alimentos.

 

Assessoria Prefeitura de Cuiabá 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here