Deputado que venceu a COVID-19 e ficou intubado longo período é vacinado e agradece ao SUS

0
174
Reprodução
CAMARA VG
Um mês após ter alta hospitalar por complicações da Covid0-19, que o fez ficar internado 80 dias, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) recebeu a primeira dose da vacina contra o coronavírus. O parlamentar postou o momento em suas redes sociais e, segurando um cartaz, agradeceu ao SUS e pediu “vacina para todos”.

Na legenda, o petista esclareceu que foi vacinado por conta de sua comorbidade. Ele tem hipertensão e adquiriu fibrose pulmonar de 70%, devido à Covid-19. “Vacinado e pronto para as lutas que virão. Que felicidade e alegria em poder dizer que estou vacinado. É um sentimento que desejo à todos e todas, e é obrigação do governo em garantir isso”.

Ainda no post, Barranco defendeu a vacinação de toda a população. “A vacinação é um direito de todas as pessoas e defendemos tal ação acima de tudo., E lembrem-se, mesmo após a vacinação devemos seguir nos cuidando, com o uso de máscara, distanciamento social, álcool em gel e lavar as mãos”.
Barranco ainda se recupera das sequelas deixadas pelo vírus. Voltou a participar das sessões da Assembleia Legislativa, de forma remota, há duas semanas.

O parlamentar contraiu a doença no dia 11 de fevereiro. Inicialmente, foi isolado em tratamento domiciliar. Porém, no dia 15, seu quadro clínico apresentou piora e ele teve der ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de Cuiabá. Cinco dias depois sua saturação e oxigenação baixaram acentuadamente, a ponto de ter de ser intubado.

No dia 22 de fevereiro, com complicações agudas, a família e a equipe médica que o acompanhava decidiram pela sua transferência para um hospital referência no tratamento de Covid-19, em São Paulo. Ele ficou em UTI por 52 dias, foi para a enfermaria e, por uma intercorrência infecciosa, teve que voltar para a atenção semi-intensiva, em razão das dificuldades respiratórias. Ficou lá por pouco tempo e retornou para a enfermaria em 22 de abril, já com tratamento concentrado na reabilitação.

Fonte: Olhar Direto 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here