Prefeitura de Várzea Grande participa da Maratona e concorre a premiação nacional

O evento é uma forma de divulgar os canais de diálogo que a população tem disponíveis com as ouvidorias de seus municípios

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O município de Várzea Grande aderiu à “Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos”.  A iniciativa – que tem por objetivo divulgar os canais de diálogo que a população tem disponíveis com as ouvidorias de seus municípios – é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Comunicação da Rede Nacional de Ouvidorias, presidido pela ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU).  A maratona marca ainda os quatro anos de criação da Lei nº 13.460/2017 do Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos.

A competição é em nível nacional e vai premiar as ouvidorias com os maiores acessos. A maratona será realizada ao longo deste mês de junho e, no dia 30, a OGU vai solicitar aos que realizaram a inscrição, os dados de visualização e engajamento em redes sociais, relacionados às ações desenvolvidas. As três ouvidorias que comprovarem o maior número de visualizações vão ganhar as medalhas de ouro, prata e bronze de engajamento cidadão.

Para a Ouvidora Municipal, Ivanilde Nogueira, responsável por coordenar os trabalhos da Ouvidoria Cidadã da Prefeitura de Várzea Grande, participar da maratona é uma grande responsabilidade uma vez que o município está concorrendo com prefeituras de todo país, porém é importante ter esse feedback da população, que participa ativamente da administração pública, seja enviando sugestões ou cobrando melhorias para as suas comunidades. “Até o momento, já contabilizamos 3.102 visualizações e estamos contentes com a nossa participação. O importante é participar da ação e mostrar que estamos trabalhando para melhorar ainda mais o nosso canal de comunicação com a população local”.

Ivanilde Nogueira disse ainda que a Prefeitura Municipal de Várzea Grande vem, ao longo dos anos, aprimorando a Ouvidoria Cidadã, aprimorando a ferramenta de acesso e diminuindo o tempo de resposta de cada solicitação de serviço. “O município fechou o ano de 2020 com 97,49% das ações executadas, e neste ano vamos também atingir o percentual de resposta prevista para este ano de 2021. Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais e, desta forma, contribuir para o livre acesso à informação, por meio do Portal de Transparência, que se efetivou como meio de comunicação entre o cidadão e a administração pública municipal”.

O sistema implantado em Várzea Grande é interligado com o Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União – fala.br – e a responsabilidade em atender as demandas da população é ainda maior, uma vez que a Prefeitura Municipal também é avaliada pelo órgão competente.

Os dados sobre o trabalho da Ouvidoria da Prefeitura de Várzea Grande são publicados mensalmente e disponibilizados no link www.varzeagrande.mt.gov.br. O atendimento é feito pelo telefone 0800 647 4142; pelo email ouvidoria@varzeagrande.mt.gov.br; ou ainda por carta no endereço: Avenida Castelo Branco, nº 2.500, bairro Centro Sul, CEP – 78125900 – na sede da Prefeitura Municipal.

 

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