Live Interativa discute Enfrentamento à Violência Contra Pessoa Idosa

0
126
Fonte: Secom/VG
CAMARA VG

 

Com a finalidade de despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência, a Secretaria de Assistência Social, por meio do Conselho do Idoso, integra a Campanha Nacional “Junho Violeta”, e realiza uma Live Interativa de Enfrentamento à Violência Contra Pessoa Idosa. O evento, na modalidade online, ocorre nesta quinta-feira, 24, às 15h, no canal do YouTube – Rede Digital pela Paz – e nas redes sociais da Secretaria de Assistência Social. Na oportunidade, diversas autoridades debaterão o tema interagindo com o público.

A campanha de enfrentamento à violência contra o idoso é uma ação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e faz parte do “Junho Violeta”, mês de mobilização da sociedade para a proteção das pessoas com 60 anos de idade ou mais.

Segundo a secretária de Assistência Social, Eliamara Zeferini, o objetivo da live é abordar as medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos. Ela alerta que as principais violências identificadas contra o idoso são as físicas, sexuais, de abuso financeiro ou material, além de abandono e negligência.

“Para o enfrentamento à esse tipo de violência, a rede municipal, por meio de ações dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e Conselho do Idoso, não mede esforços para a identificação e resolução desses casos para proteger e salvaguardar a vida das pessoas idosas do município”, destaca a secretária.

A Live terá a participação da Secretária Municipal de Assistência Social, Eliamara Zeferini de Araújo; da delegada titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e do Idoso, Mariell Antonini Dias, a médica especialista em Gerontologia, Leila Auxiliadora José de Sant’Ana e a presidente do Conselho do Idoso, Cilbene Maria Rosa da Conceição.

Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006.

A coordenadoria de Polícia Comunitária da Polícia Judiciária Civil, Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG), de Várzea Grande, e Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança do Estado de Mato Grosso (FECONSEG/MT) são parceiros da iniciativa.

 

Fonte: Secom/VG

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here