Força-tarefa a pedido da primeira-dama entrega 530 cobertores e retira 34 pessoas das ruas

0
164
Vicente Aquino
ALMT TRANSPARENCIA

A força-tarefa da Prefeitura de Cuiabá, em conjunto com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama, iniciado, nesta segunda-feira (28), em virtude da forte queda de temperatura, levou em torno de 530 cobertores aos moradores em situação de rua e efetivou o acolhimento de 34 pessoas em extremo estado de vulnerabilidade social.

“Nós buscamos emergencialmente junto à secretaria atender essas pessoas e ir às ruas por conta do forte frio que chegou à capital. O objetivo é levar eles aos nossos albergues para protegê-los desse frio e das ruas, além de oferecer os nossos serviços que buscam retirá-los de vez dessa situação. O cobertor também foi uma necessidade para aqueles que insistem em permanecer nas ruas e precisam de proteção durante a noite fria”, explicou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

A ação integra a campanha Aquece Cuiabá que repassa à Prefeitura de Cuiabá o montante arrecadado para a sua destinação, as pessoas em vulnerabilidade social de comunidades carentes e em situação de rua.

Habitualmente, a pasta de Assistência Social, responsável pelas entregas, destina em dias de frio 200 a 250 cobertores. Entretanto, com a forte queda de temperatura o item foi entregue dobrado devido a necessidade e também pelas condições de vida do morador de rua que inviabiliza o armazenamento e zelo do item.

Além disso, o principal objetivo da força-tarefa é oferecer o acolhimento aos albergues municipais. Na segunda-feira (28), foram acolhidos 13 moradores de rua e na terça-feira (29), o registro foi de 21 pessoas que foram levadas aos três albergues municipais, além do hotel albergue que está em funcionamento desde o auge da pandemia.

“Ontem acolhemos 21 pessoas e elas foram encaminhadas e divididas entre o hotel albergue, Manoel Miraglia e  Porto”, disse Maggie Carolina Maidana, coordenadora de Proteção Social Especial

Aquece Cuiabá

A 5ª edição da campanha já soma mais de 6,6 mil cobertores doados pela população em geral, empresários e segmentos organizados da sociedade. A campanha é considerada uma das maiores de Inverno do Centro-Oeste tendo em média o acervo de 15 a 20 cobertores, anualmente, para destinação ao público vulnerável da capital.

“Essa importante ação está consolidada no calendário cuiabano porque não estamos acostumados com o frio. Quando ele chega, muitas famílias não têm agasalhos para seus filhos e familiares. Não tem nem cobertor para passar a noite porque nós vivemos o ano inteiro em calor intenso. A campanha ajuda todos os anos e as pessoas já esperam por nossas doações”, contou Márcia.

 

Assessoria Prefeitura de Cuiabá 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here