Polícia Civil apreende 5 caminhões carregados de madeira ilegal e prende 4 suspeitos


0
Reprodução

 

Cinco caminhões carregados de madeiras, tipo aroeira, extraídas ilegalmente na região de fronteira, foram apreendidos pela Polícia Civil, no final da manhã de quinta-feira (08.07), no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste de Cuiabá).

A ação está inserida na operação “Hórus Vigia” e resultou também na prisão de quatro homens, por crime ambiental contra a flora (vender, expor à venda, ter em depósito, transportar ou guardar madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença).

As investigações iniciaram logo que uma equipe do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), durante barreira na zona rural da Rodovia MT199 tentou abordar uma Saveiro de cor branca, porém o condutor do veículo evadiu do bloqueio policial.

Conforme informações do Gefron, a Saveiro seguiu para Vila Bela da Santíssima Trindade, bem como havia suspeitas que o mesmo realizava a função de “batedor” pois logo em seguida foram visualizados na mesma estrada cinco caminhões transportando aroeira.

Diante das informações repassadas à Delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade, os policiais civis passaram a diligenciar pela cidade para apurar os fatos, e conseguiram no bairro Jardim Aeroporto localizar quatro caminhões com as mesmas características mencionadas.

Os veículos, todos Mercedes Benz, estavam carregados com lascas de aroeiras. Na ocasião três homens encontrados na casa onde os caminhões estavam parados, foram abordados e não apresentaram documentação exigida para o transporte da matéria-prima.

Entrevistados, o primeiro de 39 anos informou que somente conduzia um dos veículos e receberia o valor de R$ 6 mil pelo serviço de transporte. O segundo de 45 anos, relatou que dois caminhões eram de sua propriedade. Já o terceiro suspeito de 27 anos confirmou que era dono da Saveiro e havia fugido da abordagem do Gefron.

Os caminhões foram apreendidos e levados até a Delegacia de Polícia. No entanto, durante o deslocamento, os policiais civis avistaram o quinto caminhão Mercedes Benz também carregado de aroeira. O motorista de 20 anos foi parado e também encaminhado para a unidade policial.

Os conduzidos foram interrogados pelo delegado João Paulo Berté e autuados em flagrante por crime contra o meio ambiente de transporte ilegal de produto de origem vegetal. Já os veículos foram apreendidos e as madeiras serão periciadas.

 

 

Assessoria | Polícia Civil-MT

Deixe um comentário