Incêndio que queima Pantanal desde sábado começou em trator usado por fazendeiro para fazer aceiro

0
166
Reprodução
CAMARA VG

O incêndio que já devastou uma grande área do Pantanal, na região da Transpantaneira, em Poconé (104 quilômetros de Cuiabá), teve início durante uma tentativa de prevenção justamente contra queimadas, após um trator usado na ação pegar fogo e as chamas saírem do controle.

O incêndio teve início neste sábado (08), em uma propriedade particular, no KM 47 da Transpantaneira. Um trator que estava sendo utilizado por um fazendeiro durante a produção de faixas de aceiros no campo pegou fogo e atingiu outras áreas fora da fazenda.

O aceiro pode ser encontrado de duas formas: natural (como rios e lagos) ou construído pelo homem. Ele tem a função de impedir ou retardar os danos causados pelo fogo. Ele consiste no desbaste de um terreno que circula as plantações, ou uma propriedade.

A principal função do aceiro é manter o espaço limpo evitando, portanto, a propagação de incêndios. Um incêndio em uma plantação ou pastagem pode trazer enormes prejuízos. Então, o espaço limpo deve proteger cercas, postes e arames, por exemplo.

O comandante do 1° PIBM; 2º Tenente BM Thiago Soares Reis, informou que desde início do incêndio as imagens via satélite detectaram que 1.500 hectares foram queimados nesta região do Pantanal.

Um ponto de apoio foi montado dentro de uma fazenda, no KM 54 da Transpantaneira, que possui uma pista de pouso no campo. Com o uso de um caminhão-pipa, os militares captam 16 mil litros d’água do Rio Pixaim e transportam para encher o avião que começou a ser usado no combate.

O processo de trabalho é rápido e em cerca de 20 minutos o compartimento da aeronave fica abastecido e pronto para utilização.

“Fizemos o acionamento de todos os recursos, o Governo de Mato Grosso está dando uma resposta imediata para essa situação. Hoje, estamos com nossos militares e diversas outras equipes; brigadistas, voluntários e os proprietários rurais desta região, dispostos a contribuir para conter o fogo. Estamos empenhados, dando o nosso máximo para que tragédias iguais aquelas do ano passado não voltem a acontecer”, declarou o comandante da Companhia de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do BEA, 1° tenente Isaac Wihby.

Fonte: Olhar Direto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here