Fala meu Povo MT

Plantio e distribuição de mudas marcam o encerramento da Semana da Árvore em Várzea Grande

Apresentações culturais, história cantada e a exposição de espécies de sementes, plantas e plantio de árvores fizeram parte da programação de encerramento da Semana da Árvore, e que culminou com uma mobilização de vários grupos de trabalho, nesta sexta-feira (24) no Parque Bernardo Berneck, em Várzea Grande, onde também teve a distribuição de mudas nativas e ornamentais e o plantio de árvores.

Promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) as celebrações tiveram início dia 19 com uma caminhada ecológica de conscientização a preservação ambiental, distribuição de mudas, plantio de árvores nativas, além de apresentações de teatro e de rodas de conversa em escolas municipais e particulares da cidade.

“É fundamental a educação ambiental da nossa sociedade. A semana toda desenvolvemos atividades com esse objetivo, de preservação da natureza. Estamos vivendo um período de estiagem severa, por exemplo, e o desmatamento, as queimadas que prejudicam não somente o clima mas causam um desequilíbrio. É preciso conscientizar as futuras gerações e fazer o que está ao nosso alcance”, declarou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos.

O gestor lembra que somente neste ano a secretaria já desenvolveu diversas ações semelhantes, independente da data comemorativa. “Distribuímos mudas nativas à população e criamos um viveiro no Parque Berneck com objetivo de arborizar a cidade, contribuindo com o conforto térmico. No Viveiro foram plantadas mudas de árvores frutíferas, ornamentais e nativas, com expectativa de produzir 10 mil mudas que serão distribuídas em março do próximo ano”, pontuou.

O secretário disse ainda que uma das políticas desenvolvidas pela pasta é justamente fazer com que mais pessoas se conscientizem da necessidade do plantio de árvore, que além de proporcionar sombra, ameniza o calor e contribui para vias mais bonitas e arborizadas.

Sair da versão mobile