Assistência Social firma parceria com Sindicato Rural e SENAR para realização de cursos de capacitação

0
535
ALMT TRANSPARENCIA

Moradores de Várzea Grande – inscritos no Cadastro Único e que participam de atividades laborais no Centro de Referência em Assistência Social do bairro São Mateus – estão sendo chamados para participarem, de forma gratuita, do curso de Embutidos e Defumados de Carne Suína. Para esta modalidade estão sendo oferecidas 20 vagas.

O curso é resultado da parceria de serviços entre a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, do Sindicato Patronal Rural de Nossa Senhora do Livramento e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), cujo objetivo é proporcionar a essas pessoas a oportunidade de aprenderem a agregar o valor ao produto, uma vez que da carne suína pode ser fabricado diversos itens, como linguiças, salames, bacon entre outros.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, informou que todos os materiais utilizados no aprendizado são gratuitos e que o aluno ao final do curso ainda recebe certificado de conclusão. “Além de aprender como produzir a matéria prima e beneficiá-la, o curso também abre perspectivas para que o beneficiário possa aumentar a renda familiar, produzindo e vendendo os produtos, bem como se inserindo no mercado de trabalho”, destacou.

A gestora destacou ainda que a Prefeitura Municipal de Várzea Grande é parceira do Sindicato Patronal Rural de Nossa Senhora do Livramento e do Senar, e que vários cursos já foram realizados no município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Sustentável, e agora estendo a parceria também com a Assistência Social.

Além do curso de Embutidos e Defumados de Carne Suína, cujas aulas terão início na próxima segunda-feira (4), com duração de uma semana, sendo 8 horas diárias, o CRAS do bairro São Mateus também está com as inscrições abertas para o curso de Pescado, e que serão realizadas de 10 a 15 de outubro.

“É importante que a população que tenha disponibilidade aproveite essa oportunidade e que faça o curso. Todos os materiais utilizados no aprendizado são gratuitos e o aluno não tem custo algum. Neste período de pandemia, em função da Covid-19, muitas famílias perderam seus empregos e renda, e nesta recuperação da economia é importante que mais profissionais estejam capacitados e em todos os segmentos, por isso essa é a chance de se preparar para o mercado de trabalho”, comentou Ana Cristina.

MAIS OPORTUNIDADE: O presidente do Sindicato Patronal Rural de Nossa Senhora do Livramento, Benedito Almeida, disse que vários cursos estão em andamento no município, a exemplo do curso de derivados do leite e queijo que está sendo realizado para moradores do bairro Maringá I.  Também haverá nas próximas semanas a realização dos cursos de operador de drones e produção caseira de derivados do milho.

“O município de Várzea Grande tem sido um de nossos grandes parceiros e vamos ampliar ainda mais essa parceria. Para 2022, a nossa meta é realizar 280 cursos, que irão beneficiar cerca de 2.800 pessoas.  E essa projeção pode aumentar ainda mais uma vez que a economia está se recuperando e que está havendo a abertura de novas empresas, o que vai aumentar a contratação de mão-de-obra especializada. Aqueles que estiverem mais preparados, terão maior oportunidade”, concluiu Benedito de Almeida.

ENTIDADE: O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar –  atende, gratuitamente, milhares de brasileiros do meio rural, todos os anos, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.

Criado pela Lei nº 8.315, de 23/12/91, é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e administrada por um Conselho Deliberativo tripartite. Integrante do chamado Sistema S, tem como função cumprir a missão estabelecida pelo seu Conselho Deliberativo, composto por representantes do governo federal e das classes trabalhadora e patronal rural. As 27 administrações regionais promovem cursos e capacitações para desenvolver competência profissionais e sociais em aproximadamente 300 profissões do meio rural.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here