Deputado informa a prorrogação de concursos públicos da segurança pública

Os concursos públicos vigentes da Politec e do Sistema Penitenciário tiveram os prazos de validade retificados pela Sesp e Seplag

0
Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) informou, em sessão plenária na Assembleia Legislativa, na quarta-feira (29), sobre a publicação das prorrogações dos concursos públicos de Mato Grosso da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de 2017, do Sistema Penitenciário de 2016 e do Sistema Socioeducativo de 2018, no Diário Oficial do Estado (DOE). As retificações dos prazos finais dos concursos foram feitas pelas Secretarias de Segurança Pública (Sesp) e Planejamento e Gestão (Seplag) de Mato Grosso.

Essa iniciativa do Poder Público Estadual atende ao Requerimento nº 750/2019, de autoria do parlamentar, que solicitou informações a respeito da prorrogação desses concursos públicos, principalmente devido aos candidatos aprovados e ainda não convocados pela Administração Pública estarem preocupados com o vencimento sem prorrogação.

“Desde o início do meu mandato acompanho a situação dos aprovados em concursos públicos da segurança pública. Já apresentamos requerimentos ao governo estadual que envolvem a prorrogação dos últimos concursos que já foram encerrados e homologados. Ontem, já tivemos as retificações quanto aos prazos de validade dos concursos da Politec e Sistema Penitenciário que era uma das preocupações dos aprovados que estão em cadastro de reserva. Espero que, logo, os classificados possam ser convocados e saírem dessa angústia da espera”, comentou o parlamentar.

Reunião – Claudinei esteve com o secretário de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag), Basílio Bezerra, no dia 18 de agosto, para tratar sobre os prazos dos concursos da Politec, que prevê a contratação aos cargos de papiloscopistas e técnicos de necropsia e dos Sistemas Penitenciário e Socioeducativo. “Agora, os classificados já estão garantidos com essas prorrogações e retificações quanto à validade desses concursos”, comentou o deputado.

Nesse encontro, Basílio havia confirmado ao parlamentar que as prorrogações dos concursos estavam baseadas nas legislações vigentes, para o período de um ano. Ele contou que foi analisado toda a situação para não perder os concursos que estão em tramitação e, também, o custo que seria com o lançamento de novos editais por parte da Administração Pública, caso apontasse em determinado momento, a necessidade de renovação do quadro de pessoal.

Retificações – Os prazos finais dos concursos públicos do Sistema Penitenciário referente ao edital de n.º 01/2016 e do Sistema Socioeducativo de n.º 01/2018 foram prorrogados, respectivamente, aos dias 23 de junho de 2024 e 08 de junho de 2023. Já o edital de n.º 01/2017 da Politec terá o prazo final para o dia 29 de abril de 2022.

Deixe um comentário