Prefeito Kalil abre Campanha Outubro Rosa com alerta para as mulheres participarem da programação

0
388
Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

Com exames disponibilizados às servidoras da saúde, no prédio-sede da Saúde, Várzea Grande abriu oficialmente a programação do “Outubro Rosa” na cidade. O prefeito Kalil Baracat, acompanhado da Promotora de Justiça e primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat e o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, aproveitou a solenidade para alertar as mulheres várzea-grandenses a participarem da campanha durante todo mês. Destacou que as mulheres devem se cuidar o ano todo, não somente no mês de outubro. “Seja a mama, colo de útero ou qualquer outro tipo de câncer, tem que ter atenção redobrada para descobrir antecipadamente e assim ter uma chance maior de cura”, alertou ele.

“Iniciamos a Campanha com as servidoras da Saúde, porque sabemos que são elas quem cuidam da população na Rede de Serviços do SUS. Fiz questão de pedir ao secretário Gonçalo de Barros, a disponibilização dos exames, primeiro para elas, uma vez que, já há dois anos estão no trabalho árduo no enfrentamento à pandemia, na linha de frente cuidando da população.  Agora é a vez de se cuidarem. Também já determinei que se comece a vacinar com a terceira dose da vacina contra a Covid-19, os trabalhadores da Saúde. Temos que pensar que são estes trabalhadores, que cuidam da nossa população e nada mais que justo, também cuidar da saúde deles”, alertou o prefeito, dizendo que a ação se estenderá a todas as mulheres moradoras de Várzea Grande.

A secretária Adjunta de Saúde, Maria das Graças Metelo, orientou à população feminina que procure as unidades básicas de saúde em busca de orientação e também para realizar exames durante todo o mês de outubro, onde a Prefeitura coloca à disposição da ação todas as unidades básicas de saúde.

“O mês é dedicado às atividades de conscientização e realização de coletas de preventivos (Papanicolau) e exames clínicos de mama. Todas as unidades básicas de saúde, incluindo as que atendem com horário estendido, contarão com atividades para conseguir aumentar a adesão do público feminino, buscando reduzir os casos dos dois tipos de cânceres que mais acometem as mulheres: mama e colo de útero. Lembrando que o câncer de mama é o segundo que mais mata nossas mulheres. Mesmo com todo nosso esforço muitas não entendem que o quanto antes houver o diagnóstico e o tratamento terão chance de cura. Fica o recado para nossas mulheres, para que procurem nossas unidades no mês de outubro, porque o serviço está cada vez mais próximo, no seu bairro”, declarou.

O secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, disse que há uma determinação do prefeito Kalil Baracat, e faz parte do seu Plano de Governo redobrar ações e serviços em favor da mulher e da criança.

“Demos o primeiro passo que foi implantar o Hospital Maternidade, em um lugar próprio e seguro para os cuidados das mães e das crianças. Agora já estamos planejando formar uma rede de Atenção à Mulher na implantação descentralizada de 6 Clínicas da Mulher, onde elas possam ter a atenção integral a sua saúde preventiva e curativa e também será interligada ao hospital materno, para a segurança do pré-natal. Vamos seguir os planejamentos da Gestão Kalil Baracat e aumentar a rede de cuidados para as mulheres várzea-grandenses”, pontuou Gonçalo de Barros, na solenidade de abertura do “Outubro Rosa”.

“O empoderamento feminino faz com que nos esqueçamos de coisas simples, de nos cuidar, de fazer o autoexame”, alegou Maria das Graças. Ela aproveitou e fez dois apelos à população feminina de Várzea Grande, para que procure as unidades para realizar os exames preventivos e de mama e também para aquelas que estão grávidas ou que pretendem gerar um bebê, para que amamentam. “Não abram mão de amamentar, pois isso reduz a possibilidade de câncer de mama e útero, além de aumentar o vínculo com filho, e o leite age como uma vacina natural que a criança vai receber, aumentando a imunidade”, ressaltou.

Serão ofertados diversos serviços de saúde como mamografia e testes rápidos e gratuitos para diversas doenças. A partir desta terça-feira (05), até o dia 29 de outubro, diversos serviços de diagnóstico precoce do câncer de mama estarão disponíveis para a população feminina de Várzea Grande em homenagem ao “Outubro Rosa”.

“Hoje no prédio-sede da Saúde, servidoras e visitantes realizaram os exames disponíveis como:  exames de CCO, exames clínicos de mama, solicitação de mamografias, realizações de testes rápidos de IST- Infecção Sexualmente Transmissíveis -, exames médicos, além de uma vasta programação que engloba palestras educativas e orientativas e ações de Educação em Saúde. Ao longo do mês, também haverá atividades voltadas para a saúde da mulher em todas as Unidades Básicas de Saúde. Ao todo, serão ofertados 2.600 exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69, e a disponibilização dos demais exames, de acordo com a demanda. Exames não vão faltar, é uma oportunidade ímpar para as mulheres se cuidarem. Tirem um tempo para você”, alertou Maria da Graças.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here