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Assembleia Legislativa reabre Posto de identificação do Espaço Cidadania

Reprodução

O posto de identificação do Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa foi reaberto ao público, na manhã desta terça-feira (19.10), e contou com a inauguração de um espaço destinado exclusivamente à emissão de documentos de identidade para crianças e recém-nascidos.

As crianças serão atendidas em um espaço confortável e lúdico, com tecnologia biométrica para a coleta das impressões digitais, não sendo mais necessário o decalque das digitais em tinta.

Os atendimentos no Espaço Cidadania serão realizados através de agendamento prévio, por meio do telefone 3313-6529, até às 17h. Os horários de atendimentos são das 7h às 14h.

O local está equipado, ainda, com uma plataforma de Identificação Biométrica de crianças de 0 a 5 anos, denominada “Infant.id”, da fabricante Natosafe. O equipamento possui alta resolução de imagem e ergonomia. É capaz de enriquecer um banco de imagens com padrões de alta qualidade, facilitando pesquisas das impressões digitais com maior precisão. A coleta das impressões digitais completas leva em torno de quinze minutos com o equipamento.

A solução atende os requisitos de compatibilidade, rastreabilidade, unicidade e segurança da informação, capturando os dados automaticamente por meio de algoritmos inteligentes. Conforme o Diretor Metropolitano de Identificação Técnica da Politec, Aílton Silva Machado, o posto de atendimento infantil é um projeto-piloto, que conta com todos os recursos tecnológicos e atuais de identificação técnica.

“O espaço cidadania é um dos postos de identificação credenciados da Politec desde 2005, que mais atende crianças no estado de Mato Grosso. O sentimento é de felicidade principalmente no atendimento ao cidadão mato-grossense. A modernização e a informatização só é a comprovação do respeito e compromisso da Assembleia Legislativa firmado com todos nós. Este espaço vem para trazer dignidade, e respeito ao cidadão”, disse o diretor.

A solenidade de reabertura e inauguração contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Max RussI, do Diretor Geral da Politec, Rubens Sadao Okada, do Diretor Metropolitano de Identificação Técnica, Aílton Silva Machado, e demais autoridades e parlamentares.

Retorno dos atendimentos

A ouvidora-geral da ALMT, Uecileny Rodrigues Fernandes Vieira, destaca ainda que a Assembleia vai voltar a atender o público externo em todos os serviços, mediante agendamento.

“Nesse período de pandemia, estivemos fechados por quase dois anos, mas não paramos de trabalhar e voltaremos com melhorias para o cidadão. Com os kits de biometria, não vamos usar mais tinta para a coleta de digital. Nesse tempo também ganhamos uma nova identidade visual no Espaço Cidadania. Além disso, o espaço físico passou por readequação e foi aumentada a área de espera para os serviços do Procon e Defensoria Pública. Depois da pandemia, quando não precisar mais de distanciamento, o espaço vai comportar até 70 pessoas sentadas”, ressalta Uecileny Rodrigues Fernandes Vieira.

A Resolução Administrativa da AL-MT nº 48/2021 restabelece o atendimento ao público externo a partir do dia 19 de outubro. A norma ainda determina que os serviços serão prestados mediante agendamento, com o limite de até 35 atendimentos diários.

O uso de máscaras e distanciamento social deverão ser observados, assim como demais medidas contra a propagação da covid-19. E a Coordenadoria Militar fica responsável pelo acesso às dependências do Espaço Cidadania.

A nova resolução leva em conta a diminuição na média de casos da doença no estado, assim como a queda nos números de hospitalizações e óbitos e o avanço da campanha de vacinação, inclusive entre os servidores da Assembleia.

Documentos necessários

A solicitação do documento de identidade requer a apresentação de certidão de nascimento ou casamento originais. A primeira via da cédula de identidade é gratuita, e a para a emissão da 2ª via é cobrada a taxa de R$ 70,09. O boleto para pagamento pode ser obtida no Portal da Segurança.

Desde que o interessado solicite, o Documento de Identidade poderá conter outros dados opcionais, devendo o requerente apresentar documento que comprove a numeração durante o atendimento no Posto de Identificação.

Mais informações sobre a emissão do RG podem ser obtidas no site da Politec.

Fonte: Governo-MT

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