Incêndio atinge enfermaria no Hospital Geral e pacientes são evacuados para controle das chamas


0
Reprodução

Um incêndio foi registrado na madrugada desta terça-feira (19) no Hospital Geral (HGU) Filantrópico Universitário, localizado na rua 13 de Junho, no bairro Centro Sul, em Cuiabá. As chamas teriam tido início após curto-circuito em um ar condicionado de uma enfermaria que não estava em funcionamento.

De acordo com a Polícia Militar, os agentes da corporação foram solicitados às 00h14 para atender uma ocorrência de incêndio no HG. No local, os agentes constataram a necessidade do emprego de outras equipes  no combate às chamas.

Os policiais, então,  solicitaram o apoio de outros batalhões através do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) para proceder com a retirada de todos os pacientes do interior do prédio do hospital. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) também foi solicitado para controlar o fogo.

Aos militares, a diretora do HG disse que o incêndio teria tido início em um ar condicionado que ficava em uma das enfermarias, que não estava sendo utilizada. Não houveram feridos por conta das chamas, mas alguns pacientes tiveram que ser transferidos temporariamente por conta da evacuação do local.

A gestora também disse que todos os pacientes devem retornar ao local onde foi registrado a ocorrência ainda hoje, após análise de risco realizada por ela, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Diante dos fatos, os policiais se deslocaram até a Central de Flagrantes da capital, onde registrou o boletim de ocorrência.

A direção do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá informa que na noite de ontem, por volta das 23h30 teve um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado de uma enfermaria do primeiro andar que estava vazia, o que gerou um pequeno foco de incêndio, sendo rapidamente identificado pela nossa brigada de incêndio que tomou as medidas iniciais de combate ao fogo e rapidamente foi controlado pela atuação eficaz e primorosa do Corpo de Bombeiros.

Após vistoria e constatação de que os danos foram apenas nesse local, a instituição foi higienizada e os pacientes retornaram aos seus leitos.

Nenhum paciente ou colaborador sofreu quaisquer danos e os pacientes em UTI não precisaram ser removidos.

Para maior conforto, 19 pacientes foram transferidos pela equipe do SAMU para as enfermarias do antigo PSMC e Hospital Estadual Santa Casa. Eles devem retornar ao HG ao longo do dia de hoje.

Agradecemos também o apoio da polícia militar e dos nossos colaboradores que foram ágeis e não mediram esforços para garantir a tranquilidade e normalidade diante desta situação.

Fonte: Olhar Direto

Deixe um comentário