Fala meu Povo MT

Semana Lixo Zero encerra atividades com a instalação do 1º Ecoponto de Recicláveis e Vidro no bairro Cristo Rei

Reprodução

As escolas municipais de Várzea Grande estão participando da Semana Lixo Zero, que este ano tem como tema “Dignidade”, com foco na importância de sermos dignos para com os nossos resíduos, comunidade e meio ambiente. As atividades iniciaram no dia 21 de outubro e se encerram esta semana com o lançamento do primeiro Ecoponto de Recicláveis e Vidro no bairro Cristo Rei em parceria com a MRV Reciclagem.

O projeto é organizado por embaixadores e voluntários locais do Lixo Zero Várzea Grande, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), idealizador da iniciativa, juntamente com a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Superintendência Pedagógica e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável.

Segundo Kamila Barros, embaixadora do Instituto Lixo Zero em Várzea Grande, a Semana Lixo Zero “oportuniza aos estudantes e população em geral refletir sobre o máximo aproveitamento de resíduos e atuar como cidadãos colaborando com a construção de uma cidade melhor, mais limpa e mais sustentável”, pontuou.

A Semana contou com atividades presenciais, virtuais e híbridas, para troca de experiências, compartilhar problemas e soluções relativas ao lixo em Várzea Grande. “Foi uma ótima oportunidade para que todos possam aprender sobre as boas práticas Lixo Zero, como aplicá-las no dia a dia e nos inspirar a repensar os hábitos de consumo”, comentou a superintendente Pedagógica da SMECEL, Luz Marina Coelho.

As ações realizadas na semana começaram com a 1ª edição da Caminhada Ecológica + Mutirão de Limpeza no Parque Municipal Bernardo Berneck, Oficinas de Recicláveis com papel, revistas e jornais, Live sobre Programa Rios+Limpos e proteção de nascentes em Várzea Grande, e a Oficina de Compostagem realizada na terça-feira, dia 26, na CMEI Aurélia Correa de Almeida.

Professores das 28 escolas municipais de Várzea Grande que possuem horta pedagógica participaram da atividade. “A oficina teórico prática de compostagem tem a finalidade de destinar corretamente os resíduos, oportunizar sua reciclagem com produção de adubo e economia financeira para a unidade escolar com a produção de legumes e verduras que complementam a dieta saudável de alunos e familiares”, disse Thaiane Gonçalina Leite de Moraes, agrônoma da SMECEL.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande

Sair da versão mobile