Fala meu Povo MT

Blitz educativa em bares sensibiliza população sobre os perigos de dirigir alcoolizado

Reprodução

Nos últimos 10 dias, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e a Polícia Militar, através do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário, percorreram bares e restaurantes dos municípios de Tangará da Serra, Juína e Barra do Garças realizando blitz educativa para sensibilizar as pessoas sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e direção e para a adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

Ao todo foram abordadas mais de 500 pessoas nas três cidades. Nos bares de Juína foram abordadas 180 pessoas e 15 amigos da rodada foram encontrados, pessoas que não estavam ingerindo bebida alcoólica e poderiam conduzir o veículo em segurança.

Em Tangará da Serra foram 195 pessoas abordadas e 16 amigos da rodada encontrados. Já em Barra do Garças, os agentes abordaram cerca de 200 pessoas e 9 amigos da rodada foram encontrados.

Os cidadãos que não apresentaram índice de alcoolemia no teste com o etilômetro foram presenteados com brindes educativos como reforço pela atitude positiva.

Já as pessoas que estavam ingerindo bebida alcoólica receberam informações sobre as penalidades as quais estariam sujeitas caso fossem flagradas conduzindo veículo automotor após a ingestão de bebida alcoólica.

Em uma fiscalização de trânsito, o condutor que apresenta índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido, durante o teste do bafômetro, é preso, deve pagar multa no valor de R$ 2.934,70 e tem a CNH suspensa, além de responder por crime.

“Os frequentadores dos bares e restaurantes em geral ficam surpresos ao perceber que, muitas vezes, uma quantidade de bebida menor do que a que eles imaginam já pode acarretar em crime de trânsito”, falou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl.

Entrega de etilômetros

Além das ações educativas, o Detran-MT e o Batalhão de Trânsito entregaram aparelhos etilômetros para a Polícia Militar de Tangará da Serra, Juína e Barra do Garças para reforço nas ações de fiscalização de trânsito nos municípios.

Os aparelhos foram adquiridos pelo Detran-MT e cedidos para uso das forças de segurança pública durante as atividades de fiscalização de trânsito no Estado.

O foco do investimento é a redução dos índices de acidentes com ou sem mortes, envolvendo álcool e direção, através da intensificação e ampliação das operações integradas de fiscalização de trânsito no Estado com uso dos etilômetros.

Fonte: Governo-MT

Sair da versão mobile