Cuiabá envia ofício à CBF citando erros gravíssimos em dois gols anulados contra Bahia

0
456
Reprodução
ALMT

O Cuiabá Esporte Clube encaminhou um ofício à Comissão de Arbitragem referente aos erros do árbitro Raphael Claus e demais membros da arbitragem, com cobranças sobre as graves falhas cometidas no duelo de domingo (21), contra o Bahia, em partida do Campeonato Brasileiro de 2021. Na ocasião, o Dourado teve dois gols que, segundo especialistas, foram mal anulados.

A diretoria pediu uma análise e um parecer da Ouvidoria, além de solicitar os áudios do VAR nos lances.
O Dourado teve dois gols mal anulados, mesmo com a intervenção do VAR no lance do impedimento inexistente após o toque de Max para Felipe Marques.

O Cuiabá explica que, com a implantação do VAR, a Fifa realizou alguns ajustes nas regras e definiu que o sistema de tecnologia tem que captar a imagem para definir a linha de impedimento no momento zero, ou seja, no contato da bola para o passe e não no momento um, na saída da bola.

“Essa definição veio para não deixar nenhuma dúvida ao analisar a imagem em câmera lenta. No caso do Dourado, a imagem mostrou claramente que a bola já tinha saído dos pés do meia Max após o VAR traçar as linhas de impedimento”, diz trecho da nota publicada pelo time mato-grossense.

“O Raphael Claus é um dos melhores árbitros do quadro nacional, é um árbitro FIFA, sempre com atuações seguras, os jogadores respeitam muito e consegue ter o controle da partida. E ontem tivemos dois erros gravíssimos. No primeiro erro, o VAR marcou a linha no momento errado, depois da bola ter saído do pé do Max. Gravíssimo. O segundo marcou uma falta inexistente e que o árbitro estava de frente”, disse o vice-presidente Cristiano Dresch.

Ainda na nota, o Cuiabá pede lisura e imparcialidade dos árbitros nesta reta final de Série A do Brasileiro. “O clube, prestes a completar 20 anos, tem um trabalho sério e honesto e não irá admitir mais erros dessa natureza que podem custar o esforço de um ano inteiro”.

“Os árbitros estão entrando nos jogos pressionados. Essa pressão acaba virando uma bola de neve. O que aconteceu em Flamengo e Bahia foi um reflexo do que o Flamengo fez por causa do jogo da Chapecoense. E o Bahia fez um escarcéu enorme na mídia. Aí cria uma pressão desnecessária na arbitragem. Quem arcou com as consequências dessa pressão foi o Cuiabá. O árbitro não estava mal-intencionado, mas a pressão era tão grande nas costas que ele vai marcar a favor do prejudicado antes. O mínimo que ele deveria ter feito era ter revisado o segundo gol pelo VAR. O Cuiabá não precisa ser ajudado, só precisamos que não sejamos prejudicados. Deixamos de fazer três pontos por dois erros de arbitragem. Isso não pode acontecer. Essas pressões estão atrapalhando. Não adianta ir à mídia chorar e criar pressão. Não queremos nenhuma vantagem. Ele estava pressionado, foi feito toda uma campanha, e ele na dúvida ele ia dar sempre para o mandante”, finalizou Dresch.

Jorginho na bronca

O técnico Jorginho se mostrou bastante insatisfeito com a atuação da arbitragem e, principalmente do VAR, no empate em 0 a 0 com o Bahia, na noite do último domingo (21), em duelo válido pelo Brasileirão. Segundo o comandante do Dourado, os erros tiraram a permanência do Cuiabá já nesta 34ª rodada.

Segundo Jorginho, o árbitro disse que só avisaram que Jenison havia tocado no adversário, o que – segundo ele – não foi a realidade. ”Foi confusa a situação. Não quero colocar um peso em cima do árbitro, mas acredito que, com a tecnologia, tem que chamar para tirar a dúvida. Os dois gols foram legítimos. Hoje, tiraram da gente a nossa permanência. 45 pontos, o Bahia com ficaria com nove pontos atrás. Seria difícil eles conquistarem isso em cinco partidas, sendo que ainda temos quatro para realizar. Lamentamos muito o que houve hoje, foi muito ruim a atuação do VAR”.

Fonte: Olhar Direto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here