Detran realiza blitz educativa em bares e restaurantes em cidades de MT

0
226
Reprodução
CAMARA VG

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário, percorreram bares e restaurantes dos municípios de Confresa, Água Boa, Pontes e Lacerda e Cáceres, para realizar blitz educativa, nos últimos 10 dias. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e direção e para a adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

No total, foram abordadas 552 pessoas nas quatro cidades. Em Confresa, a ação foi realizada em quatro bares, foram abordadas 120 pessoas e 32 amigos da rodada foram identificados, pessoas que não estavam ingerindo bebida alcoólica e poderiam conduzir o veículo em segurança.

Já em Água Boa, foram abordadas 130 pessoas e 42 testes de etilômetro foram realizados. Apenas dois amigos da rodada foram encontrados nos bares visitados. Em Pontes e Lacerda, 180 pessoas participaram e 65 testes de etilômetro foram efetuados, no entanto, foram identificados somente dois amigos da rodada.

Por fim, a ação também foi realizada em Cáceres e 122 pessoas foram abordadas. Mesmo com 45 testes de etilômetro realizados, nenhum amigo da rodada foi constatado. Nesta semana, os municípios de Peixoto de Azevedo e Alta Floresta também irão participar da ação.

Durante a conscientização, os cidadãos que não apresentaram índice de alcoolemia no teste com o etilômetro foram presenteados com brindes educativos como reforço pela atitude positiva. Já as pessoas que estavam ingerindo bebida alcoólica foram informadas sobre as penalidades as quais estariam sujeitas caso fossem flagradas conduzindo veículo automotor embriagados.

Em uma fiscalização de trânsito, o condutor que apresenta índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido, durante o teste do bafômetro, é preso, deve pagar multa no valor de R$ 2.934,70 e tem a CNH suspensa, além de responder por crime.

Entrega de etilômetros

O Detran-MT e o Batalhão de Trânsito também entregaram aparelhos etilômetros para a Polícia Militar de Vila Bela, Água Boa, Pontes e Lacerda e Cáceres. Cada município recebeu dois aparelhos para reforço nas ações de fiscalização de trânsito no Estado. O investimento tem o intuito de reduzir os índices de acidentes com ou sem mortes, envolvendo álcool e direção.

Fonte: Governo-MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here