Unidades básicas de saúde da capital atenderam mais de 500 homens ao longo do Novembro Azul


0
Reprodução

O encerramento do Novembro Azul, mês de atenção integral à saúde do homem, foi comemorado com uma foto simbólica dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vestidos com a camiseta da campanha, em frente à sede da Pasta, na tarde desta terça-feira (30). A secretária interina, Suelen Alliend, agradeceu o empenho de todos na realização do serviço, que atendeu a mais de 500 homens e atingiu a marca de mais 1 mil exames realizados ao longo do período de intensificação das atividades voltadas ao público masculino.

“Quero agradecer e parabenizar a todos os servidores que se envolveram na campanha Novembro Azul, levando um atendimento eficaz e de qualidade para os cuiabanos, seguindo sempre a marca da gestão Emanuel Pinheiro, que é a humanização. A Saúde de Cuiabá não para e os números alcançados mostram o resultado de muito trabalho das equipes de saúde da família e da Secretaria como um todo”, disse.

De acordo com a responsável técnica de Saúde do Homem da SMS, Márcia Rocha, durante o mês de novembro, as unidades básicas de saúde realizaram ações como hemogramas, testes de glicemia, testes rápidos de HIV, exame PSA, sífilis, Hepatite B e C, palestra preventivas sobre câncer de próstata, nutrição, saúde bucal e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), consultas médicas e odontológicas, entregas de kits de saúde bucal, práticas integrativas e complementares em saúde, além de atividades extra-muros, com palestras feitas em empresas que têm grande quantidade de funcionários do sexo masculino.

“Nós estamos muito satisfeitos com a receptividade das unidades básicas de saúde. Todas elas aderiram efetivamente às ações voltadas à Política da Saúde do Homem, fizeram Dias D, abriram nos finais de semana, num grande acolhimento aos homens”, comemorou.

O coordenador de programas especiais da SMS, Márcio Frederico Arruda, explica que a rede municipal de Saúde de Cuiabá conta com 66 unidades básicas de saúde e que todas elas oferecem atendimento para o homem, tanto no diagnóstico precoce do câncer de próstata, como no cuidado integral da saúde desse homem, com aferição de pressão, teste de glicemia, programas que trabalham a hanseníase, a tuberculose, o tabagismo, entre outras doenças. Além disso, ele ressalta que os serviços são prestados ao longo de todo ano, não somente no mês de novembro.

“O homem está contemplado em todos os programas que o Município de Cuiabá desenvolve. As unidades básicas de saúde oferecem esses tipos de atendimento durante todo o ano, não é exclusivo de um período. E hoje o cuiabano procura sim a unidade básica de saúde, mas, se a gente comparar a procura entre mulheres e homens, há uma grande discrepância porque a mulher já tem a questão do cuidado, da prevenção. O homem tem aquela questão da masculinidade, da própria cultura masculina e acaba procurando quando já tem uma coisa mais grave. Por isso a gente quer reforçar que qualquer coisa que venha sentir necessidade, as unidades básicas de saúde estão prontas para atender, sempre com o foco da prevenção e da promoção”, ressalta.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá

Deixe um comentário