Prefeito Emanuel Pinheiro destaca ações de fortalecimento da economia durante pandemia


0
Reprodução

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou durante live em suas redes sociais, na noite desta terça-feira (11), as ações realizadas para amparar a população nesse período de pandemia causado pelo novo coronavírus.  Além dos investimentos na reestruturação da saúde para atender às vítimas, o chefe do Executivo Municipal proibiu o aumento na conta de água e corte em caso de atraso no pagamento, vetou ainda a majoração da tarifa em 2020 e 2021, além de prorrogar os prazos de vencimentos de taxas cobradas de taxistas e motoristas de aplicativos. Ainda foram entregues mais de 240 mil kits do Programa Alimentação Escolar para estudantes em situação de vulnerabilidade.

O prefeito também criou o programa Renda Solidária I e II, com pagamento do auxílio de R$ 500, pelo período de três meses. Na primeira edição, mais de 1,6 mi autônomos, entre eles, catadores de materiais recicláveis, feirantes, ambulantes, motoristas do transporte escolar e carroceiros foram beneficiados. Na segunda edição, outras 400 pessoas que atuam no Aterro Sanitário, serão contemplados.

Outro ponto, trata-se da implantação do Hotel Albergue,  idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, para proteger pessoas em situação de rua da vulnerabilidade ao coronavírus.

Outras ações de fortalecimento destacadas por Pinheiro foram realizadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, por meio do programa ‘Pra Frente Cuiabá’. Uma delas é o Cuiabanco, que visa melhorar a renda e a geração de empregos disponibilizando uma linha de crédito ao pequeno empreendedor com juros zero, oportunizando o crescimento da economia.  A proposta já foi aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo Executivo.

“O Cuiabanco é uma grande agência de fomento cuiabano para potencializar os micros e pequenos empreendedores que querem fazer o seu negócio e não têm, às vezes, a condição mínima de ir ao banco e conseguir um empréstimo. Nessa proposta do Cuiabanco, dentro do Pra Frente Cuiabá, a Prefeitura pagará, inclusive, os juros e caberá ao empreendimento pagar o capital. Então, é uma forma de ajudar a impulsionar a economia cuiabana, principalmente, do micro e pequeno empresário com foco na geração de emprego e renda e, principalmente, em economia criativa e solidária”, disse o prefeito.

Outra ação que teve reconhecimento pelos resultados positivos foi o Qualifica Cuiabá, programa idealizado pela primeira-dama, Márcia Pinheiro, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com SESI, SENAI, SEBRAE e FECOMÉRCIO, com objetivo de desenvolver as habilidades dos cidadãos para o fomento na geração de renda familiar e na qualificação profissional para o mercado de trabalho.

“Investimos no Qualifica Cuiabá, programa da primeira-dama Márcia Pinheiro, que já qualificou mais de 3,5 mil  mulheres que ajudam hoje na renda dos seus maridos e que se tornaram a líder do orçamento familiar. Temos caso de maridos que deixaram seus empregos para trabalharem com negócio de suas esposas, fruto do Qualifica Cuiabá que tem sido um sucesso e que vamos ampliar agora”, pontuou Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá

Deixe um comentário