Saiba como proteger seu cão das infestações de pulgas e carrapatos durante o verão

0
397
Reprodução
CAMARA VG

“Temperaturas altas e umidade representam a combinação perfeita para a reprodução de parasitas. E isso incomoda muito os pets. O verão exige que os tutores fiquem ainda mais atentos à proliferação de pulgas e carrapatos”, orienta a área técnica da Syntec.

Segundo a pesquisa Radar Pet 2021, da Comac, entre as enfermidades mais comuns em cães estão as chamadas doenças do carrapato, que correspondem a 27% dos atendimentos em clínicas veterinárias. “Apesar de ser um tema recorrente, é sempre importante alertar os tutores para sintomas, prevenção e tratamento. Os parasitas causam grande incômodo aos cães e gatos, podendo desencadear doenças graves que podem levar os pets a óbito”.

Como se alimentam de sangue, as pulgas e os carrapatos picam os hospedeiros, causando coceira e, em alguns casos, reação alérgica.

“Além disso, as pulgas podem transmitir diversas outras doenças e ajudar no ciclo de parasitas internos, como o Dipilidium Canise, que causa a dipilidiose, doença parasitária localizada no intestino dos cães. Já os carrapatos podem transmitir problemas do sangue, como a babesiose e a erliquiose, que, caso não sejam diagnosticadas com rapidez, podem levar o pet a óbito”, explica a área técnica da Syntec do Brasil.

A melhor maneira de proteção dos pets contra infestação de pulgas e carrapatos é evitar que os parasitas se instalem. Para isso, a prevenção deve ser feita em todo o ambiente de convivência dos pets e não apenas nos animais.

“Manter a higiene em dia é extremamente importante para evitar o contágio com pulgas e carrapatos, mas é preciso mais do que isso. É essencial cuidar do local, mantendo-o limpo! Isso inclui a casinha, a caminha, as roupinhas. Tudo o que o pet tem acesso deve estar sempre higienizado e protegido para diminuir a chance de serem infectados”.

 

Fonte: Gazeta Digital

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here