Saúde: “Estamos no caminho de transformar Covid em uma gripe” afirma especialista

0
99
Reprodução
CAMARA VG

O microbiologista Átila Iamarino afirmou, nesta terça-feira (18/1), que a vacinação pode levar a Covid-19 a trilhar um caminho semelhante ao da gripe, com o vírus controlado.

Para Iamarino, o atual cenário, com o surgimento da variante Ômicron no momento em que uma parcela considerável da população mundial está vacinada contra o coronavírus, dá sinais do que pode ser a convivência com a Covid-19 no futuro.

“Se as próximas variantes também forem transmissíveis, mas não causarem situação grave em quem for imunizado, a gente está no caminho de transformar a Covid-19 em uma gripe. Uma gripe que deve dar mais dor de cabeça, pelo menos por uns bons anos, mas uma gripe via imunização”, disse o microbiologista, em entrevista à Globo News.

Átila afirmou que o vírus não será erradicado de um dia para o outro. O melhor caminho, em sua avaliação, continua sendo a vacinação e aprender a conviver com a doença, apostando nas medidas que ajudam a conter a transmissão, como o uso de máscara e o distanciamento social.

O cientista acredita que, após a Ômicron, novas variantes surgirão a partir de mutações, assim como ocorre com o influenza. “O coronavírus já se mostrou muito capaz e a gripe já faz isso há mais de 100 anos”, disse, lembrando o recente surto de H3N2.

“O que a Ômicron está mostrando, e eu espero que isso continue com as próximas variantes, é que nos vacinados a doença ficou um pouco mais leve e isso é sinal de que a nossa imunidade ainda protege as pessoas, mesmo que deixe o vírus ser transmitido”, completou.

Fonte: Metrópoles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here