E sua comunicação está bem?

0
141
Reprodução
CAMARA VG

Iniciar mais um ano é sinônimo de planejamento e de uma busca por melhores resultados em diversos aspectos. Na comunicação estratégica de uma marca isso também é fundamental, e não apenas neste momento de início de um novo ciclo, como em todos os meses que virão.

A comunicação tem diversos aspectos, e o mais chamativo é o emocional, que se dá por meio de estratégias de sensibilização do interlocutor. Além dessa porta de entrada virtual para sua marca, a comunicação se transformou em um verdadeiro ativo financeiro e está diretamente ligada com a qualidade ou o quão “bem” está sua marca além da comunicação estabelecida.

Comunicar-se vai além de publicações aleatórias nas redes sociais, exige estudo, elaboração de objetivos, valoração e compilação dos resultados e, acima de tudo, aperfeiçoamento constante de conteúdo e o melhor uso dos algoritmos a seu favor.

O contemporâneo é uma verdadeira escalada da evolução tecnológica e sofre com os efeitos devastadores da pandemia, o que tem implicado na produção de matéria prima para a tecnologia, como tem acontecido com a produção de chips e semicondutores, que já afeta a produção de veículos automotores e smartphones em todo o mundo.

Contudo, esses componentes tecnológicos estão a serviço dos dados, da informação, da interatividade e da melhoria da capacidade das pessoas em consumirem, satisfazerem suas vontades básicas, interagirem e trabalharem.

Comunicar-se de forma mais assertiva, e obter lucros com isso, exige algo a mais que a tecnologia, que neste caso é ferramenta, e está diretamente ligada com a capacidade de ler a realidade com dinamismo, inteligência e aptidão para novos aprendizados. E não se engane, inteligência emocional também faz parte destes critérios.

Por essas razões que o amadorismo pode significar cada vez mais uma resposta negativa quando alguém pergunta se sua comunicação está bem. A produção e veiculação de conteúdo é um desafio constante, porque a cada dia mais pessoas e empresas fazem isso, mas nem todas conseguem converter postagens em retorno financeiro ou de valor perante à sociedade.

Sim, nem tudo no mundo da comunicação digital é revertido em dinheiro, a obtenção de prestígio e a construção de reputação também são fundamentais para quem quer se consolidar no mercado, principalmente, na compulsiva fluidez da sociedade líquida.

Por essas razões, não encare seu conteúdo digital como apenas uma ferramenta de marketing. Ela é um ativo financeiro, uma estratégia de mercado, e sem dúvidas umas das principais portas para o valor que você ou sua empresa terá perante a sociedade, e evidentemente, também como uma porta para o lucro.

Cuidar com atenção desses quesitos se tornou em uma das chaves do empreendedorismo, e ignorar tudo isso pode significar a diferença entre uma empresa que luta para sobreviver e uma verdadeiramente de sucesso. Seguindo esses passos, tenho certeza que você vai conseguir dar a melhor resposta e demonstrar o quão bem está a sua comunicação.

Rafael Fares é sócio-diretor da Engaje, empresa mato-grossense especialista em mídias sociais.

 

Fonte: Gazeta Digital

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here