Fala meu Povo MT

Proposta de deputado federal pretende tirar Mato Grosso da Amazônia Legal para aumentar produção

Reprodução

Uma proposta apresentada pelo deputado federal Juarez Costa (MDB) pretende tirar Mato Grosso da área denominada Amazônia Legal. O objetivo é reduzir as reservas legais nas propriedades rurais para expandir as “áreas de produção em áreas de fronteira agrícola”.

O projeto foi apresentado por Juarez em 22 de fevereiro e ainda não começou a tramitar na Câmara dos Deputados. Atualmente a Amazônia Legal abrange 8 estados e partes do Maranhão.

A Amazônia Legal é um conceito instituído em 1953 e corresponde a 59% do território brasileiro. É nessa região que reside 56% da população indígena do país. A ideia da Amazônia Legal é promover o desenvolvimento aliado à preservação.

O parlamentar quer tirar o estado da Amazônia Legal porque a Legislação define que as propriedades rurais devem manter parte da vegetação nativa como reserva legal, sendo 80% de imóveis em área de floresta, 35% no Cerrado e 20% nos demais biomas.

Caso a proposta seja aprovada os fazendeiros teriam que conservar apenas 20% das áreas “poupando os produtores mato-grossenses das despesas necessárias à manutenção de até 80% de terras sem uso agropecuário”, diz trecho da justificativa do deputado.

Segundo o deputado, “Mato Grosso tem grande potencial produtivo e muitos benefícios socioeconômicos, o que permite grandes oportunidades para a expansão da produção agrícola da região”.

 

Fonte: Gazeta Digital

Sair da versão mobile