Prefeitura realiza planejamento para criar ecopontos em Cuiabá

0
203
Reprodução
CAMARA VG

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpub), Júnior Leite, afirmou que a Prefeitura de Cuiabá está trabalhando para criar de três a cinco ecopontos na Capital. Em entrevista concedida à imprensa, ele destacou que, seguindo determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, a medida deve ocorrer ainda neste ano.

Segundo o diretor, o chefe do Executivo deu à Limpurb a missão de criar programas e soluções inteligentes para fomentar o descarte regular de resíduos e, consequentemente, eliminar bolsões de lixo. Para Júnior, a implantação de ecopontos em diferentes regiões da cidade é uma dessas alternativas.

“Os ecopontos são uma saída para que possamos conseguir esse avanço. Nesses locais, as pessoas vão poder fazer o descarte, ao invés de jogar em um campinho, uma praça, na lateral das vias. A partir disso, a Prefeitura dará o destino correto para esse descarte. Então, o cidadão também terá um papel importante nesse trabalho de conscientização”, explicou.

O diretor argumenta ainda que, enquanto os ecopontos não são implantados, a população possui outras opções à disposição. Ele cita que uma delas é o programa Cata-treco que, por meio de agendamento, possibilita que caminhões percorram diversas comunidades fazendo o recolhimento de materiais inservíveis.

“Muitas vezes o cidadão não tem ou não sabe onde jogar. A coleta de lixo domiciliar não recolhe, por exemplo, uma cama velha. Então, o cidadão muitas vezes fica sem saber o que fazer com esse resíduo. Sendo assim, o Cata-treco faz a coleta desses materiais para que possamos levar para o local adequado”, completa.

Para conseguir atender todos os bairros da cidade, a Limpurb recebe solicitações por meio do WhatsApp (65) 99243-6502 e pelo telefone (65) 3645-5518. Além disso, são levados em consideração os pedidos formalizados pelos presidentes das Associações de Moradores de cada comunidade, administradores regionais e indicações dos vereadores.

“A responsabilidade de cuidar do meio ambiente é de todos nós. O cidadão precisa estar consciente de que cada um precisa fazer sua parte, de que o lixo deve ser descartado no lugar adequado. A Prefeitura está fazendo sua parte e buscando avançar, mas precisa que cada indivíduo também assuma sua parte nesse processo”, finalizou Júnior Leite.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here