Dados do IBGE revelam que 1,9% dos cuiabanos se declaram homossexuais ou bissexuais

0
142
Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

Apenas 1,9% da população cuiabana com mais de 18 anos se declara homossexual ou bissexual, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

O levantamento, inédito no Brasil, consta na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) – Quesito Orientação Sexual. O questionário foi aplicado apenas ao público maior de 18 anos em todo o País.

Conforme a pesquisa, 9 mil cuiabanos se declaram bi ou homessexual. Outras 463 mil afirmam ser heterossexuais. Três mil recusaram responder ao questionário. Ao todo Cuiabá tem 475 mil pessoas com mais de 18 anos.

Mato Grosso, 36 mil se declaram homo ou bi, valor que representa 1,43% de toda população analisada. São cerca de 2,3 milhões que dizem ser heterossexuais, ou 96,93%.

O ativista Clóvis Arantes, do Grupo Livre-mente e Presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA de Mato Grosso, diz que o baixo número de declarantes, em comparação com o total da população estimada, se dá por conta de falta de entendimento das pessoas sobre o que é orientação sexual.

“Em muitos casos a pessoa responde achando que é o sexo biológico”, diz.

O fato de esta ser a primeira pesquisa realizada abrangendo a identificação da comunidade é visto por Arantes como importante por se tratar de algo elaborado por um órgão oficial brasileiro.

“A partir desse levantamento que é possível elaborar políticas públicas para tratar problemas de saúde, por exemplo, da comunidade LGBTQIA+”, ressalta.

Até então, as pesquisas sobre a população que não se identifica como heterossexual eram feitas por instituições de fora do País, como o Instituto Pew. Levantamentos anteriores apontavam que cerca de 10% população se identificava nesse grupo.

 

Números no Brasil

Cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais, no país, o que correspondia a 1,8% da população adulta.

Em 2019, havia 159,2 milhões de pessoas de 18 anos ou mais no País, das quais 53,2% eram mulheres e 46,8% homens.

Desse total, 94,8% se declararam heterossexuais; 1,2% homossexuais; 0,7% bissexuais; 1,1% não sabiam sua orientação sexual; 2,3% não quiseram responder; e 0,1% declararam outra orientação sexual, como assexual e pansexual, por exemplo.

A análise do Instituto mostra que a população de homossexuais ou bissexuais é maior entre os que têm nível superior e maior renda.

Os dados são resultados de uma pesquisa de amostragem realizada em 108 domicílios em todo país.

“Os resultados são divulgados em caráter experimental e acompanham experiências internacionais semelhantes”, diz o resumo da pesquisa.

Fonte: Midia News

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here