Animais de MT são retratados nas trilhas do parque Mãe Bonifácia

0
300
Reprodução
CAMARA VG

Os animais de Mato Grosso estão sendo representados por meio das pinturas espalhadas entre as árvores das trilhas do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. São mais de 60 obras de artes criadas pelo artista plástico Victor Hugo, por meio do projeto Floresta Viva, lançado no último domingo (06), pela Sema—MT (Secretaria de Estado de Meio Ambiente).

O artista mato-grossense explica que a exposição permanente tem o objetivo de estimular a consciência ambiental de uma forma peculiar, pois quem passar pelo parque pode fotografar, fazer selfie e multiplicar a ação através das redes sociais.

Ação que faz também um alerta para a conservação ambiental, e a necessidade de maior cuidado e preservação da fauna da nossa região. Entre as espécies retratadas estão a onça-pintada, onça-parda, quati, tamanduá, arara-azul e outras aves encontradas nos três Biomas: Pantanal, Amazônia e Cerrado.

Pensando justamente na conservação do meio ambiente, durante o processo de produção das pinturas, o artista desenvolveu uma técnica que não agride as árvores utilizadas para a exposição das pinturas: cada peça foi feita em tecido, e depois, fixada nos troncos, sem prejudicar as plantas.

Próximo a cada árvore existe uma placa com o nome do animal e um QR Code, que pode ser lido pelas câmeras dos smartphones, e apresenta um pequeno texto informativo sobre a espécie retratada.

A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Montalvão, afirma a importância do parque e da intervenção do artista, pois o Mãe Bonifácia é um espaço de preservação, de atividades físicas e a exposição artística se torna mais um atrativo para que os mato-grossenses possam contemplar.

O Parque Mãe Bonifácia fica na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá e está aberto à população para a realização de trilhas, academia ao ar livre e contemplação da exposição permanente Floresta Viva todos os dias, das 6h às 18h.

Fonte: Primeira Página

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here