Fala meu Povo MT

Agro x Federação: pesquisa será decisiva para fim de impasse sobre candidatura ao Governo

Foto: Reprodução Campanha 2018

Uma pesquisa eleitoral que está em campo deve ser parâmetro decisivo para o fim do impasse entre o grupo do agronegócio, liderado pelo deputado federal Neri Geller (PP) e pelo senador Carlos Fávaro (PSD), e a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) para definição de um candidato a governador em uma aliança entre os dois grupos em Mato Grosso.

A pesquisa eleitoral tem como objetivo avaliar os nomes de Carlos Fávaro, Maria Lúcia e questões de perfil esperado pelo público mato-grossense, bem como a aceitação do desembarque de PP e PSD da gestão do governador Mauro Mendes (União), que será fundamental para decidir quem será o candidato do grupo.

O contexto

A Federação Brasil da Esperança tinha a professora Maria Lúcia Cavali Neder (PCdoB) como plano principal ao Governo do Estado, porém a confirmação dela como candidata foi suspensa a partir do início da aproximação do grupo do agronegócio com a esquerda para a construção de um amplo palanque eleitoral para o ex-presidente Lula (PT) em Mato Grosso em troca do apoio à candidatura de Neri Geller ao Senado.

O progressista leva junto com ele o PSD de Carlos Fávaro, setores do MDB e força para atrair ainda outras siglas para a aliança, como a Federação PSDB e Cidadania. Contudo, o acordo inicial de Neri foi para palanque de Senado, não de governador. Para o Executivo estadual, ele e Fávaro ainda mantinham interesse em apoiar e ter o apoio do atual governador Mauro Mendes.

No entanto, em uma reunião realizada na noite da última quarta-feira (20), líderes da Federação Brasil da Esperança deram o recado de que, ou o grupo do agro lança Carlos Fávaro ao Governo, ou Maria Lúcia será candidata e, ao invés de um palanque de centro-esquerda, será uma campanha de extrema esquerda, com a possibilidade de cancelar o acordo feito para apoiar Neri ao Senado.

FONTE:LEIA.GORA

Sair da versão mobile