Médica orienta cumprir esquema vacinal para evitar casos de meningite

0
139
Assessoria
CAMARA VG

Considerada pelo Ministério da Saúde como doença endêmica no Brasil, a meningite ocorre com maior intensidade na forma bacteriana no inverno e na forma viral no verão. No entanto, o que preocupa é que apesar de ter cobertura, os dados do Plano Nacional de Imunização (PNI) evidenciam que 73% do público-alvo da vacina meningocócica – forma mais grave da doença e distribuída gratuitamente pelo SUS – não tomou todas as doses do imunizante.

 

A responsável pelo setor de terapia intensiva do sistema Hapvida, Franciane Gonçalves, explicou que a meningite é uma doença tratável. E que, por isso, parte do problema está exatamente no não cumprimento do esquema vacinal completo, principalmente nas crianças. “É importante que tomem o reforço, pois com o tratamento incompleto fica mais suscetível da pessoa ser acometida de uma infecção”.

 

A médica reforça ainda que esta é uma doença que pode ser evitada. “Porém, para isso precisamos manter o calendário de proteção atualizado”, reafirmou. Para evitar confusões, ela pontua que na hora de consultar o cartão de vacinação é recomendável pedir ajuda a atendentes. “Eu sempre explico que às vezes a pessoa lê e não compreende as doses que faltam. O ideal é que o paciente peça auxílio para identificar o que ainda precisa ser feito”, recomendou.

 

A profissional ainda destacou que na meningite ocorre uma inflamação da meninge, que é uma espécie de película que recobre o cérebro. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, parasitas ou fungos. Os sintomas são variados quando o tipo é viral e são parecidos com um resfriado comum; febre, falta de apetite e fadiga. Já quando é bacteriana os sintomas são mais fortes.

 

“É importante lembrar que a meningite meningocócica é a mais grave, podendo inclusive levar à morte. Então essa é a mais preocupante e é preciso ficar atento aos principais sintomas que são febre alta e persistente, dificuldade de colocar o queixo no pescoço, rigidez de nuca da criança e umas manchas vermelhas que aparecem pelo corpo”, completou.

 

Ela orienta que, neste caso, é necessário levar o paciente de imediato para o atendimento médico. “A doença é tratável, mas não pode ficar em casa, com esses sintomas” resumiu.

FONTE:PNB ONLINE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here