Fala meu Povo MT

Violência na fronteira entre Colômbia e Venezuela deixa 255 mortos

Reprodução

Cerca de 255 pessoas foram assassinadas em 2022 na fronteira entre a Colômbia e Venezuela, cenário de um sangrento conflito entre dissidentes da ex-guerrilha Farc e rebeldes do ELN, informou a polícia, nesta quarta-feira (10).

Somente em agosto, foram registrados 11 homicídios, a maioria “no âmbito desse confronto” entre as duas organizações que disputam o controle do tráfico de drogas, do garimpo ilegal e da extorsão na região, disse à W Radio o coronel Luis Fernando Atuesta, comandante da polícia no fronteiriço departamento colombiano de Arauca, no nordeste do país.

O número já supera o saldo global de 2021, quando foram registrados 187 óbitos, segundo um relatório consolidado da entidade compartilhado com a AFP.

A fronteira continua sob tensão nos primeiros dias do governo do presidente de esquerda Gustavo Petro, que assumiu em 7 de agosto com a promessa de restabelecer as relações com a Venezuela, rompidas desde 2019.

Somam-se aos massacres os deslocamentos e confinamentos que são impostos à força em meio aos combates entre grupos que romperam com o acordo de paz assinado com as Farc em 2016 e as tropas do ELN, última guerrilha reconhecida no país.

 

FONTE:@AGORA_MT

Sair da versão mobile