Fala meu Povo MT

Casos confirmados de varíola dos macacos sobem para 35 em Mato Grosso; 19 em Cuiabá

O número de casos de varíola dos macacos voltou a subir em Mato Grosso. No último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), no dia 31 de agosto, o Estado tinha 29 casos confirmados da doença. Agora, o número subiu para 35 positivos.

Na última semana, havia 29 casos confirmados da monkeypox e 31 casos suspeitos estavam sob análise da pasta. Nesta terça, foi divulgado que o número de positivos aumentou para 35.

 

 

 

A maioria dos casos confirmados se concentra em Cuiabá, que possui 19. A capital mato-grossense ainda tem nove sob investigação. Em Várzea Grande, são seis confirmados e um suspeito.

 

Os outros dez pacientes infectados estão em: Tangará da Serra (3), Barra do Garças (2), Campo Novo do Parecis (2), Rondonópolis (1), Sorriso (1) e Nova Xavantina (1).

 

O restante dos casos sob análise da Secretaria de Saúde estão em: Campo Novo do Parecis (6), Sinop (3), Tangara da Serra (2), Sorriso (2), Barra do Garças (1), Peixoto de Azevedo (1), Itiquira(1), Tapurah(1), Paranaíta(1) , Campos de Júlio(1), Acorizal (1) e um residente de outro Estado, que foi notificado em Rondonópolis.

 

Transmissão

A principal forma de transmissão da doença é por meio de relação sexual, mas não é a única. Ela ocorre quando uma pessoa entra em contato com o vírus, podendo ser através do contato com animal doente, materiais ou humanos contaminados. A transmissão entre humanos pode ocorrer por secreções respiratórias (gotículas), através de lesão na pele (mesmo que não seja visível), por meio de objetos recentemente contaminados e por meio de fluidos corporais e secreções das membranas mucosas (olhos, nariz ou boca).

Pessoas que apresentarem sintomas devem procurar atendimento médico e informar se tiveram contato com animal ou humano doente ou material contaminado ou viagem para o exterior no último mês antes do início dos sintomas.

Importante ressaltar que animais sadios não transmitem a doença.

FONTE:REPÒRTER MT

Sair da versão mobile