Fala meu Povo MT

Pesca de pintado no Brasil e em Mato Grosso estará proibida a partir de dezembro

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicou nessa segunda-feira (05) a portaria 229/2022, que adia a proibição da pesca de peixes da espécie pintado nos rios de todo o Brasil.

Conforme a nova portaria, a pesca passa a ser proibida a partir de 5 de dezembro deste ano. Porém, a captura do peixe já estará proibida desde 1º de novembro, quando inicia a piracema. O pintado está na lista oficial de ameaçados de extinção, na categoria “vulnerável”. A proibição também vale para pesca esportiva.

 

 

 

A secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, explicou que segue acompanhando maiores estudos e busca uma alternativa à possibilidade de proibição da pesca.

 

“Estaremos contribuindo para a construção de solução e, assim, evitar que o pintado, que a pesca, que é tão importante para o estado de Mato Grosso, seja proibida” afirmou.

 

Proibição

 

A decisão de listar o pintado como peixe ameaçado de exintção é resultado de uma extensa análise técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que aplica os critérios de risco de extinção do método da IUCN (União Internacional de Conservação da Natureza), aceitos internacionalmente e utilizados por mais de 100 países.

O surubim é uma espécie de grande interesse para a pesca, especialmente no Pantanal, sendo um dos principais peixes desembarcados nas pescarias de toda a região pantaneira.

FONTE :REPÒRTER MT

Sair da versão mobile