Manter a saúde plena nas últimas semanas em Cuiabá e região tem sido um desafio e tanto, em razão da piora da qualidade do ar e das condições climáticas. Durante esse período, tem crescido o relato de aumento de viroses, principalmente em crianças e adolescentes. Entre os principais sintomas estão os gripais, além de vômitos, diarreia, dores de cabeça, eventualmente febre e dores no corpo.
Essas viroses são muito comuns e muito frequentes no verão, mas em Mato Grosso o inverno muito seco e muito quente favorece a circulação desses vírus. Além disso, com a pandemia, vários vírus sofreram mutações apresentando manifestações diferentes e adversas das que apresentavam anteriormente.
Em entrevista ao Leiagora, a médica pediatra Paula Bumlai descreve um aumento no número de atendimentos de pacientes, principalmente crianças. O motivo é característico da própria idade, os pequenos transmitem vírus com mais facilidade entre eles, pois geralmente estão muito próximos, seja nos parquinhos, nas escolas ou nas creches.
Portanto, a orientação é sempre ficar atento, principalmente em menores de dois anos, nos quais o risco de a virose agravar é maior.
A médica pediatra aproveitou para dar dicas e fazer um alerta aos pais, confira:
-Realizar limpeza nasal;
-Melhorar a hidratação com água, água de coco, soro caseiro e soro infantil;
-Manter o ambiente fresco e úmido com bacia de água, toalha molhada ou umidificadores, estes sempre bem limpos;
-Lavar bem as mãos com água e sabão antes das refeições;
Em caso de febre persistente, é preciso manter a criança hidratada, dar banho em água morna, usar antitérmicos e medicação indicada por um profissional.
FONTE:LEIA GORA