O Governo do Estado homologou os decretos de situação de emergência em decorrência das fortes chuvas das últimas semanas nas cidades de Barão de Melgaço, Alto Paraguai e Itanhangá. Os decretos foram publicados no Diário Oficial da última sexta-feira (31), em edição extra.
Em Barão de Melgaço as chuvas interromperam e destruíram o tráfego nas estradas vicinaus com o desmantelamento de estradas rurais pontes, prejudicando o acesso da população rural ao centro do municipío. Apesar de todos os esforços realizados, os danos causados pelas chuvas são em maior quantidade do que a prefeitura consegue reparar, exaurindo a capacidade física-estrutural no atendimento as diversas ocorrências. Além disso, os ventos fortes têm destruído pontoes e comprometendo o patrimônio público, especialmente na zona rural.
Em Alto Paraguai as chuvas têm causado inundações e desalojamento de moradores, além de interromper o tráfego nas estradas vicinais com o desmantelamento das estradas rurais e pontes. Consta ainda que os fortes ventos têm causado danos, especialmente na zona rural, com relevantes prejuízos econômicos e sociais.
Desde fevereiro, Itanhangá vem sofrendo com os efeitos das chuvas intensas, causando grandes danos à população. Em determinadas áreas rurais já ocorreu perda de grande parte do plantio em decorrência das chuvas. Além disso, as estradas vicinais e as ruas sem asfaltamento se encontram em estado crítico de conservação em razão das chuvas que não cessam, impedindo até mesmo que sejam realizadas manutenções em pontes e bueiros.
Os decretos estaduais passam a valer na data da sua publicação e duram até 180 dias. Após reconhecida a Situação de Emergência, os Municípios podem solicitar recursos financeiros ao Governo Federal em caráter extraordinário para ajudar a sanar os problemas causados aos cidadãos.
FONTE:REPÒRTER MT.