Os ataques recentes ocorridos em escolas do Brasil ligaram o alerta da Secretaria de Educação de Cuiabá, que encaminhou, nessa quarta-feira (05), orientações para pais e responsáveis de alunos e também para as direções de escolas da capital.
Em áudio recebido pelo RepórterMT, a secretária de Educação, Edilene de Souza Machado, pediu para membros da direção pedirem aos pais para ficarem atentos sobre quem está na porta da unidade no momento em que forem levar e buscar os filhos.
“Atenção em quem está na porta da unidade, se é pessoa conhecida. Se não for, oriente os pais a ligar para a unidade, para tomarem cuidado ao abrir o portão. Dobrem os cuidados, porque nós precisamos nesse momento”, afirma.
Segundo a secretária, há um grupo nas redes sociais em que são planejados ataques em escolas de Mato Grosso. “Tem um grupo aqui em Cuiabá projetando algumas invasões. Até onde eu sei, fui informada que são unidades do estado, alunos maiores. Mas vamos nos cuidar”, alerta.
Outro áudio enviado ao RepórterMT é de Adair Neri da Cruz, diretora da Escola Municipal Ezequiel Pompeu Ribeiro De Siqueira, no bairro Araés. Ela afirma que o portão da escola vai ficar trancado no cadeado durante as aulas, por conta dos recentes ataques e ameaças.
“Nós estamos ali, além de ensinar, estamos para garantir a segurança do retorno com vida dos seus filhos para casa”, salienta.
Adair reforçou o alerta da secretária, para que os pais fiquem alertas aos levar e buscar os filhos na unidade. “Peço para vocês, quando chegarem na unidade, que vocês olhem quem está ao redor. Se são pessoas suspeitas, comuniquem a escola para que a gente tome providências, para a gente evitar esse tipo de ataque”, diz.
Ataques
Dois recentes ataques em escolas chocaram o Brasil. O primeiro deles ocorreu em São Paulo, no último dia 27 de fevereiro. Um adolescente de 13 anos matou uma professora a facadas e feriu outras quatro pessoas na Escola Estadual Thomazia Montoro.
O mais recente foi na manhã desta quarta-feira (05). Um homem de 25 anos invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC), com uma machadinha. Ele matou quatro crianças, sendo três meninos e uma menina, que tinham entre 4 e 7 anos de idade.
FONTE:REPÒRTER MT.