Fala meu Povo MT

Fenômeno El Niño vai trazer inverno seco e quente para Mato Grosso

Mato Grosso terá o típico inverno seco e quente. Com início nesta quarta-feira (21) e duração de três meses, terminando em 23 de setembro, o “inverno de 40 graus” já começou a ser sentido. Apesar de ser a estação mais fria do ano mundialmente, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é de um inverno marcado por período menos chuvoso e baixa umidade relativa do ar.

Somado à ação do fenômeno El Niño, o calorão se intensifica e Mato Grosso poderá registrar temperaturas máximas de 40 graus pelos próximos meses.

 

O El Niño ocorre quando o calor fica acima do normal no oceano, o que já está sendo registrado no oceano Pacífico Equatorial. Ao ser transferido para a atmosfera, esse calor gera alterações na circulação dos ventos, na distribuição da umidade, no volume e frequência da chuva e afeta o padrão de temperatura em diversos pontos. No Brasil, o El Niño vai dificultar a expansão de ar polar, deixando a atmosfera mais quente.

 

Nesse sentido, o inverno terá temperaturas mais altas que o normal em todo o Centro-Oeste. Mesmo em Mato Grosso, onde já se registram altas temperaturas, haverá elevação ao longo do inverno, deixando o clima ainda mais quente.

 

Conforme a agência ClimaTempo, apesar de seco e com temperaturas acima da média em grande parte de Mato Grosso, em uma pequena faixa no leste do Estado, a temperatura deve ficar dentro da média, devido à persistência do tempo seco que deixa as noites mais frias, mas continua trazendo calor à tarde. Praticamente não chove em todas as áreas, mas há possibilidade de um evento mais intenso de friagem no Pantanal e oeste de Mato Grosso.

 

Em agosto, o tempo fica mais instável devido ao fluxo de umidade, que se direcionam um pouco mais ao norte, trazendo risco de temporais sobre Mato Grosso. Para setembro, há chances de chuvas isoladas, mas o tempo seco e o calor intenso predominam, podendo registrar máximas próximas de 38 a 41 graus.

FONTE:REPÒRTER MT.

Sair da versão mobile