Após cobranças na web, Regina Duarte volta a citar Bolsonaro
Ekesio Rosa da Cruz
A atriz Regina Duarte voltou a externar o apoio irrestrito ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que vem sendo alvo de investigação. Ele postou foto, em 27/8, dizendo: “Sempre com Bolsonaro”.
Desde que Jair Bolsonaro (PL) foi eleito, em 2018, ele passou a receber um apoio mais explícito de pessoas da classe artística. Apesar de alguns terem se arrependido, caso do cantor Lobão, outros permanecem ao lado do atual presidente, que atualmente mira a reeleição. Em comparação com Lula (PT), que também está na corrida presidencial e tem apoio de nomes como Anitta, Martinho da Vila, Gilberto Gil e Camila Pitanga, Bolsonaro tem menos celebridades dispostas a defender seu governo – a maior parte delas está na ala do sertanejo. Mas aqueles que apoiam costumam ser ruidosos. Veja abaixo os artistas que defendem com mais vigor o atual presidente:
Regina Duarte
Regina Duarte e Jair Bolsonaro durante sua posse no Palácio do Planalto, em Brasília (Andre Borges/NurPhoto/Getty Images)
Nos últimos vinte anos, a atriz chamou a atenção do país pelo seu posicionamento político de direita. Mesmo antes da ascensão do bolsonarismo, ela já defendia pautas alinhadas com governo atual – como, por exemplo, ser contra a demarcação de terras indígenas. Durante as eleições de 2018, a atriz passou a citar Jair Bolsonaro diretamente, demonstrando apoio, algo que se intensificou quando ele assumiu a presidência, em 2019. A relação entre os dois era tão boa que, em março de 2020, Regina assumiu a Secretaria de Cultura após Roberto Alvim ser exonerado por fazer um discurso com referências nazistas. Apesar de ter durado apenas dois meses no cargo e de ter enfrentado uma saída humilhante, a atriz ainda mantém apoio ferrenho a Bolsonaro. Recentemente, usou suas redes sociais para endossar, e amplificar, ataques aos artistas que assinaram uma carta em defesa a democracia organizada pela Faculdade de Direito da USP.