As fortes precipitações produzem um atoleiro e deixam um “rio” em uma estrada rural, causando o tombamento de veículos
Ekesio Rosa da Cruz
Uma estrada rural em Paranatinga (a 376 quilômetros de Cuiabá), importante para o escoamento de grãos, se tornou um grande oásis de água, após fortes precipitações no sábado (17). A ligação entre os distritos do município e a Gaúcha do Norte está disponível. Em imagens, é possível notar a presença de caminhões e veículos tombados em grandes buracos na via.
Wellington Miranda Passos, conhecido como Wellington WG, postou as imagens nas redes sociais, denunciando as más condições da estrada. Em conversa com o Olhar Direto, o parlamentar disse que, diversas vezes, cobrou das autoridades locais a solução para o problema na estrada, mas, até o momento, a questão não foi solucionada.
A estrada está sem manutenção há muito tempo, e já noticio o Poder Público diversas vezes para que possa resolver o problema. É uma estrada de grande estiagem de grãos. “Os requerimentos foram confirmados diversas vezes”, disse o vereador.
É notório o estado de conservação da via em frente a uma das maiores propriedades rurais da região, a Fazenda Reunidas, que liga os distritos de Salto da Alegria e Santiago do Norte ao município de Gaúcha do Norte. Quando a estrada fica intransitável, os caminhoneiros devem seguir outro caminho, seguindo pela rodovia MT-109, o que aumenta consideravelmente o trajeto usual.
A situação dos buracos gigantesco já se arrastava há mais de um ano, mas ainda era intransponível. A velocidade dos caminhões ainda era limitada. “A chuva que se alastrou no sábado, de intensidade alarmante, causou danos ao restante da rodovia, o que agravou as condições adversas.