Prestes a completar uma semana do incêndio que destruiu o Shopping Popular em Cuiabá, novas imagens divulgadas pela Defesa Civil revelam o tamanho da tragédia. O fogo, que começou na madrugada desta última segunda-feira (15), consumiu completamente o local, deixando apenas escombros e cinzas.
Nesta quarta-feira (17), máquinas iniciaram o trabalho de remoção dos entulhos para o início da investigação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). A perícia no local deve ser finalizada na próxima semana e o resultado ficará pronto em, no máximo, 30 dias. O documento deve apontar as causas do incidente.
O incêndio causou a destruição total de 600 lojas, deixando mais de 3 mil pessoas sem emprego. O prejuízo ainda não foi calculado. No entanto, estima-se que a reconstrução de uma nova estrutura no local possa custar entre R$ 60 e R$ 70 milhões de reais, segundo informou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
Enquanto um novo local não é definido, alguns lojistas têm “se virado nos 30” para dar continuidade às atividades. Sem um local definitivo para se instalarem, muitos improvisaram suas vendas nas calçadas de ruas e avenidas da capital, utilizando apenas mesas.