O Cuiabá é derrotado pelo Fluminense e se aproxima da degola
Ekesio Rosa da Cruz
O Cuiabá perdeu para o Fluminense por 1 a 0 na noite deste domingo (21), em casa, no duelo válido pela rodada 18 do Brasileirão. Apesar de ter o desempenho melhor até meados do segundo tempo, o Dourado não conseguiu arrematar sob seus domínios e viu Kauã Elias abrir o placar e definir o segundo triunfo do tricolor no campeonato. Marcado pela necessidade de vitória por ambas as equipes, o duelo também se destacou pelo quão faltoso foi: 25 faltas no total. Com o revés, o auriverde estacionou a dois pontos da degola e confirmou o desempenho ruim que tem sob seus domínios, somando a quinta derrota na Arena Pantanal nos últimos nove jogos. O tricolor conseguiu respirar e deixou a lanterna, somando 11 pontos e subindo para 19º.
Primeiro tempo
O primeiro tempo foi marcado por um jogo truncado e faltoso, com a bola sendo muito disputada no meio de campo. Também foi equilibrado por conta da necessidade de vitória de ambos os lados. Dentre as 16 faltas cometidas, Fábio teve que fazer quatro defesas e Walter duas.
Ganso teve boa chance no começo, mas Walter levou a melhor de muito perto. Já nos acréscimos, o camisa 10 deu passe açucarado para Samuel Xavier, que ficou livre dentro da área, mas chutou pra fora.
O Dourado teve sua melhor chance com Isidro Pitta, aos 16 minutos. Ramon deu ótimo passe longo e Pitta recebeu nas costas da marcação. Ele invadiu a área, superou Thiago Silva e finalizou, para ótima defesa de Fábio.
Segundo tempo
O confronto continuou equilibrado no começo da etapa final, logo após a volta do vestiário. O Dourado começou tomando a iniciativa como mandante, subindo as linhas, sem muito perigo, mas com pressão.
O Flu mudou a postura perto dos 10 minutos, e subiu pro ataque, conseguindo dos escanteios seguidos. As ofensivas foram com Ganso e Arias. Apesar de ter criado melhores chances até os 25, com Max e Lucas Mineiro desperdiçando, o Cuiabá levou um balde de água fria e assistiu Kauã Elias abrir o placar para o Flu.
Aos 27, em boa jogada pela direita, Samuel Xavier passou para Arias, que cruzou rasteiro e com veneno pro meio da área. Empereur quase afastou, mas a bola chegou para Kauã Elias, que chapou de primeira pro fundo das redes. Depois do gol, o auriverde tentou quebrar a má fase dentro de casa, mas não conseguiu reverter o placar.
Como fica?
Com a quinta derrota dentro de casa nos últimos nove jogos, o Dourado voltou a se complicar pela proximidade com o Z-4, estacionando na décima sexta colocação com 17 pontos. O desempenho auriverde como mandante neste recorte é de cinco derrotas, três empates e uma vitória.
Agora, se prepara para a importante missão de tentar uma vaga no mata-mata da Sula, em jogo de volta contra o Palestino, às 18h desta quinta-feira (25), em casa. Depois, recebe o Furacão, às 18h do domingo (28).
Com o resultado de hoje, segunda vitória no Brasileirão 2024, o Flu somou onze pontos e deixou a lanterna, estacionando em 19ª posição. Seus próximos compromissos serão contra o Palmeiras, na quarta, e Bragantino, no domingo.