Fala meu Povo MT

Um documentário sobre a vida e obra de um artista mato-grossense será exibido em Nova Iorque, junto com o lançamento de um livro

Foto: Divulgação

Obra da romancista mato-grossense Tereza Albues será destaque em eventos em Nova Iorque

A vida e obra da renomada romancista mato-grossense Tereza Albues serão celebradas em dois eventos importantes em Nova Iorque, nos dias 20 e 21 de agosto. Os eventos ocorrem após o reconhecimento de seu trabalho pelo Edital Conexão Mestres da Cultura, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Mato Grosso.

O projeto, que inclui o curta-metragem “Albuesas” e a versão impressa do livro “A dança do jaguar”, será apresentado no “17º Inffinito Brazilian Film Festival” e na “The Brazilian Library of New York”. Essas iniciativas visam ampliar a visibilidade da produção cultural de Mato Grosso em âmbito internacional.

A primeira apresentação ocorrerá na terça-feira (20), às 20h, no The Copacabana NYC, durante a 17ª edição do Inffinito Brazilian Film Festival. O evento, que faz parte do calendário cultural oficial de Nova Iorque, promove a cultura brasileira nos Estados Unidos através de mostras de filmes, shows e outras atrações culturais. O destaque será a exibição do curta-metragem “Albuesas”, dirigido pela cineasta Glória Albues, irmã de Tereza.

Na quarta-feira (21), às 18h, o projeto segue para a The Brazilian Library of New York, onde ocorrerá o lançamento do romance “A dança do jaguar”. A biblioteca, que possui uma vasta coleção de títulos em português e realiza eventos para valorizar a cultura brasileira, também exibirá novamente o filme “Albuesas”, com a presença de Glória Albues.

“A seleção do filme para este grande festival e o lançamento do livro em Nova Iorque proporcionam uma projeção internacional à produção cultural de Mato Grosso. Além disso, este projeto demonstra os bons resultados dos editais da Lei Aldir Blanc executados pelo Estado,” destacou a secretária adjunta de Cultura, Keiko Okamura.

Lançados em setembro de 2022, em Cuiabá, o filme e o livro têm sido fundamentais na preservação e divulgação do legado de Tereza Albues, que faleceu em 2005, em Nova Iorque, onde viveu por 25 anos. Natural de Várzea Grande, as primeiras obras da autora traziam fortes referências de Mato Grosso. Seus livros são publicados pela Entrelinhas Editora, que detém os direitos autorais no Brasil.

“Aclamada pela crítica especializada e objeto de estudo em várias universidades do país, Tereza Albues é uma das mais importantes escritoras mato-grossenses de todos os tempos. Sua obra oferece uma contribuição significativa não só à literatura brasileira, mas também à literatura universal,” afirmou Maria Teresa Carrion Carracedo, proponente do projeto aprovado no Edital da Secel.

 

 

Da Redação com informações do Olhar Direto

Sair da versão mobile