Fala meu Povo MT

Em um mês, os casos de covid-19 aumentaram 190%; três idosos morreram em agosto

Foto: Christiano Antonucci - Secom-MT

Aumentam Casos de Covid-19 em Mato Grosso: Crescimento de 190% em um Mês

Mato Grosso registrou um aumento alarmante de 190% nos casos de Covid-19 em apenas um mês, conforme apontam os dados do Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES). No período entre 20 de julho e 20 de agosto, o estado contabilizou 337 novos casos da doença, um acréscimo significativo de 221 casos em comparação ao período anterior, de 19 de junho a 19 de julho, quando foram registrados 116 casos.

Cuiabá lidera número de casos

Entre os municípios mais afetados, Cuiabá ocupa a liderança, com 80 casos confirmados, seguido por Sinop (36), Campo Verde (30), Sorriso (26) e Lucas do Rio Verde (21).

UTIs no limite

O Hospital Metropolitano de Várzea Grande, principal unidade para tratamento de Covid-19 no estado, está com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. No momento, 10 pacientes estão internados na UTI da unidade. Além disso, 15 pessoas estão em observação em leitos de enfermaria, distribuídas entre o Hospital Metropolitano (4), o antigo Pronto-Socorro de Cuiabá (3), o Pronto-Socorro de Várzea Grande (2) e o Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá (2). Outras unidades, como a Santa Casa de Cuiabá e os hospitais de Alta Floresta, São Lucas, em Lucas do Rio Verde, e Vale do Guaporé, em Pontes e Lacerda, atendem um paciente cada.

Três mortes em agosto

No que diz respeito aos óbitos, três mortes em decorrência da Covid-19 foram confirmadas em Mato Grosso nos primeiros 20 dias de agosto. As vítimas foram um homem de 87 anos, residente em Cuiabá, no dia 3; uma idosa de 102 anos, em Chapada dos Guimarães, no dia 6; e um homem de 81 anos, em Primavera do Leste, no dia 12. Em julho, foi registrada apenas uma morte, a de um homem de 77 anos, em Várzea Grande.

O aumento expressivo nos casos e o esgotamento dos recursos hospitalares acendem um alerta para as autoridades e a população sobre a necessidade de reforçar as medidas de prevenção e controle da pandemia.

 

 

Da Redação com informações do Olhar Direto

Sair da versão mobile