Bombeiros combatem três incêndios florestais entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está combatendo três incêndios florestais na região entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães nesta quarta-feira (28). Com o tempo seco agravando a situação, a corporação alerta a população para que não coloque fogo na vegetação, devido ao risco elevado de propagação das chamas.
As operações de combate aos incêndios envolvem 16 militares, distribuídos em três frentes: na Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada dos Guimarães, próximo à rodovia MT-251; na região de Coxipó do Ouro; e em uma área de chácaras, nas proximidades da rodovia MT-010, conhecida como Estrada da Guia.
O trabalho dos bombeiros conta com o apoio de um avião, utilizado para despejo de água diretamente nas áreas afetadas pelo fogo, além de um caminhão-tanque e três caminhonetes, que facilitam o deslocamento das equipes.
Os incêndios estão sendo monitorados por satélites, coordenados pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), localizado em Cuiabá, que direciona as equipes em campo.
O uso irregular do fogo e o desmatamento ilegal podem resultar em multas de até R$ 7,5 mil por hectare em Mato Grosso, conforme a legislação vigente.