Fala meu Povo MT

Mato Grosso está sob o risco de tempestades nos próximos dias; veja as orientações

Foto: Reprodução

Energisa Alerta para Risco de Temporais em Mato Grosso e Emite Recomendações de Segurança

Com a chegada de uma onda de calor e a aproximação de chuvas intensas, Mato Grosso se encontra em uma condição meteorológica que pode potencializar a ocorrência de temporais nos próximos dias. A meteorologista Ana Paula Paes, consultora da Energisa, alerta para a iminente virada do tempo, especialmente neste período de transição entre a estação seca e o início do período chuvoso. “A atmosfera está bastante aquecida, e qualquer entrada de umidade tem potencial para formar tempestades”, afirmou.

Previsão de Chuvas Intensas

Segundo a meteorologista, há previsão de chuvas para os próximos dias, com uma tendência de que as áreas afetadas se tornem mais amplas e a precipitação mais intensa, especialmente nas regiões extremo noroeste e oeste do estado. Ventos fortes já foram registrados em algumas áreas de Mato Grosso, com rajadas de até 100 km/h no norte do estado. Apenas na última semana, mais de 160 postes foram derrubados pela força dos ventos.

Medidas Preventivas e Recomendações

Diante dessa situação, a Energisa está adotando medidas preventivas e orientando os clientes a se prepararem para possíveis impactos no serviço durante o período de instabilidade climática. Anderson Rodrigues, gerente de operações da empresa, ressaltou que o monitoramento do clima é realizado 24 horas por dia. “Havendo o risco de temporal, já entramos em sobreaviso, facilitando a mobilização das equipes”, explicou.

Orientações de Segurança

A Energisa também emitiu uma série de recomendações para garantir a segurança da população durante os temporais:

Em casos de acidentes ou riscos de vida, a recomendação é entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.

A Energisa também orienta a população a utilizar os canais oficiais de atendimento da empresa em caso de necessidade. Além disso, ao avistar um cabo elétrico partido, nunca toque nele. A área deve ser isolada para evitar acidentes, e em caso de raios e áreas alagadas, evite o tráfego sem o devido treinamento.

 

 

Da redação com informações do Olhar Direto

Sair da versão mobile