Fala meu Povo MT

Cuiabá enfrenta a pior temporada desde o acesso e, com 97% de chances de cair

Foto: AssCom Dourado

Cuiabá se aproxima do rebaixamento após nova derrota; chances de queda chegam a 97%

Com apenas seis vitórias em 31 partidas, o Cuiabá viu o sonho da permanência na Série A praticamente desaparecer ao perder para o Corinthians por 1 a 0 na Arena Pantanal nesta segunda-feira (28). Agora, as projeções do Departamento de Estatísticas da Universidade Federal de Minas Gerais indicam uma probabilidade de 97% de rebaixamento para o clube, restando apenas 3% de chance de escapar da queda.

A atual temporada é a pior do Dourado desde o acesso à elite do futebol nacional em 2021. No ano passado, a equipe terminou em 12º lugar com 51 pontos, somando 14 vitórias, e se classificou para a Copa Sul-Americana. Em 2022, fechou o campeonato na 16ª posição, com 41 pontos. No ano do acesso, em 2021, o Cuiabá terminou em 15º, com 47 pontos.

O desempenho irregular deste ano reflete uma série de mudanças e crises no clube. Após a saída de Antônio Oliveira em fevereiro, o Cuiabá ficou mais de dois meses sem técnico até a chegada de Petit, em maio. Contudo, a passagem do técnico português foi marcada por derrotas, incluindo uma goleada de 5 a 0 para o Palmeiras, que selou sua saída em agosto. Bernardo Franco assumiu desde então, com resultados modestos: duas vitórias, quatro derrotas e três empates em nove jogos.

Além das trocas na comissão técnica, o ambiente conturbado se agravou após o afastamento do atacante Deyverson, até então artilheiro do time. Em abril, o presidente Cristiano Dresch suspendeu o atleta por motivos contratuais, acusando-o de negociar com outros clubes. Desde então, o paraguaio Pitta assumiu o posto de principal atacante, mas, apesar de figurar entre os artilheiros do Brasileirão com sete gols, a ausência de Deyverson afetou o rendimento ofensivo do Cuiabá, somado às críticas públicas de Dresch ao elenco.

Sem Deyverson e com Pitta isolado no ataque, a equipe acumulou dificuldades para marcar. Desde a derrota para o Palmeiras, o Dourado fez apenas quatro gols em nove partidas e mantém o segundo pior ataque do campeonato, com 25 gols marcados, além da sétima pior defesa, com 41 gols sofridos.

A sequência final do campeonato é desafiadora: o Cuiabá enfrentará adversários como Bragantino, Botafogo, Flamengo, e Fluminense, além de confrontos diretos contra Bahia e Vasco. Com sete jogos restantes, o Dourado precisa de uma reviravolta histórica para evitar o rebaixamento, mas a realidade se mostra implacável: as chances de queda são quase inevitáveis.

 

 

Da redação com informações do Olhar Direto

Sair da versão mobile