Empresário cuiabano é vítima de fake news após atentado em Brasília
O empresário cuiabano proprietário do “Padilha Lanches”, conhecido por seu tradicional baguncinha, está sendo alvo de uma onda de fake news que o associa erroneamente ao atentado a bomba ocorrido na última semana na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A desinformação tem se espalhado principalmente pelo TikTok.
Imagens de Padilha servindo seu lanche ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), durante o segundo turno da campanha municipal deste ano, estão sendo usadas fora de contexto para acusá-lo de ser “Tio França”, o homem identificado como autor do atentado que o matou. A semelhança física entre Padilha e França, ambos calvos e de estatura parecida, tem ajudado a impulsionar a mentira.
Até a manhã deste sábado (16), uma única publicação falsa já acumulava quase 200 mil visualizações, conforme apurado pelo Olhar Direto. Diversos perfis têm replicado o vídeo, aumentando o alcance da fake news a cada hora.
Veículos nacionais começaram a checar o caso. O jornal Estadão, por exemplo, usou uma publicação do Olhar Direto para esclarecer a verdade, reproduzindo imagens de Padilha servindo baguncinha a Bolsonaro e Abílio como prova de que ele não tem qualquer ligação com o atentado.
Padilha também se pronunciou nas redes sociais para desmentir as acusações. “Estou aqui firme e forte na luta por um Brasil melhor”, declarou o empresário, reforçando que não tem qualquer envolvimento no episódio e pedindo atenção ao compartilhamento de informações falsas.