Dez mulheres foram flagradas tentando entrar com entorpecentes e produtos proibidos em unidades prisionais de Mato Grosso no último fim de semana. As apreensões ocorreram durante o controle de acesso nas penitenciárias, com o auxílio de escâneres corporais e procedimentos de revista.
Na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, cinco mulheres foram interceptadas no sábado (12). Quatro delas carregavam pacotes de fumo escondidos sob as roupas, item proibido na unidade. A quinta visitante, companheira de um preso, foi flagrada com maconha escondida na área íntima e acabou sendo conduzida à Central de Flagrantes da Polícia Civil.
No domingo (13), outras três mulheres também foram pegas com drogas e pacotes de fumo ocultos no corpo. Uma delas tentou se desfazer do material ao jogá-lo em uma lixeira na entrada da unidade. Outra mulher, de 56 anos, retirou de um enchimento na roupa íntima uma porção fragmentada de maconha, após ser questionada pela equipe de segurança. Ela também foi encaminhada à Central de Flagrantes para registro da ocorrência.
Em outro caso, registrado na cadeia pública de Paranatinga, duas visitantes gestantes foram flagradas com 21 porções de droga escondidas dentro de novelos de linha, material que seria entregue para uso em atividades artesanais por presos. A Polícia Civil investiga o caso a partir do boletim de ocorrência registrado no local.
Diante das infrações, todas as mulheres flagradas tiveram o direito de visitação suspenso por 90 dias.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública reforçou que as ações fazem parte do programa Tolerância Zero contra as facções criminosas, com a intensificação de operações de revista, reforço na vigilância e adoção de medidas para barrar o ingresso de materiais ilícitos nas unidades prisionais do estado.
FONTE – RESUMO