Lobo-guará é resgatado por bombeiros após ficar preso em restaurante na BR-364, em Jaciara
Na manhã desta segunda-feira (14), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou um lobo-guará que havia ficado preso na estrutura de proteção da rede de gás de um restaurante localizado às margens da BR-364, em Jaciara, a 144 km de Cuiabá.
De acordo com informações repassadas ao CBMMT, o animal teria tentado atacar uma funcionária do estabelecimento durante a madrugada e chegou a matar algumas galinhas que estavam no local.
Ao chegar no restaurante, a equipe da 9ª Companhia Independente Bombeiro Militar (9ª CIBM) encontrou o lobo-guará encurralado e apresentando comportamento agressivo. Por conta do estresse, foi necessário um trabalho cuidadoso de contenção para garantir a segurança dos bombeiros e de todos os envolvidos.
Apesar do susto, o animal estava em boas condições de saúde e não apresentava ferimentos aparentes. Após ser resgatado, o lobo-guará foi transportado até uma área de reserva ambiental, onde foi devolvido ao seu habitat natural.
O lobo-guará é uma espécie típica do Cerrado brasileiro e, apesar de não ser considerado agressivo, pode reagir de forma defensiva quando se sente ameaçado ou encurralado.