Fala meu Povo MT

Governo de MT confirma construção de túnel como solução definitiva para o Portão do Inferno

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), reafirmou nesta terça-feira (19) que a solução definitiva para os constantes problemas geológicos no trecho conhecido como Portão do Inferno, na rodovia MT-251, será a construção de um túnel. A confirmação veio após questionamentos sobre possíveis divergências nas declarações de integrantes do governo a respeito do projeto.

Segundo Mendes, não há qualquer mudança de planejamento por parte do Executivo. O projeto básico da intervenção está em fase final de elaboração e deverá ser apresentado em breve. “Nada mudou daquilo que eu informei na minha última coletiva. Foi apresentada para mim uma engenharia de valor, na verdade, de uma solução. Essa engenharia de valor foi aprovada e está nesse momento fazendo o projeto básico para definir. E é um túnel que será apresentado”, declarou o governador.

A obra é considerada a alternativa mais viável para solucionar os recorrentes deslizamentos de terra e os riscos à segurança dos motoristas que trafegam pelo trecho entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. A decisão por um novo modelo de intervenção surgiu após o abandono do projeto anterior, que previa o retaludamento da encosta — ou seja, o corte do morro para contenção da área. Estudos técnicos indicaram inconsistências no plano original, levando o governo a buscar uma nova abordagem.

Além da complexidade técnica, o projeto também é acompanhado de perto pelo Ministério Público Federal (MPF), que instaurou procedimento para monitorar a atuação da Secretaria de Infraestrutura e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O órgão cobra que qualquer intervenção no local respeite as exigências ambientais previstas no licenciamento da região, que faz parte de uma área de preservação.

FONTE – RESUMO

Sair da versão mobile