Fala meu Povo MT

Júlio Campos critica aumento no número de deputados federais: “Brasil, o país do improviso”

Foto: Marcos Lopes

 

O deputado estadual Júlio Campos (União Brasil) manifestou indignação com a decisão da Câmara Federal de ampliar o número de cadeiras de 513 para 531. Durante pronunciamento, ele classificou a medida como “lamentável” e fruto de um país que, segundo suas palavras, vive na “improvisação” e no desrespeito à legislação.

“Brasil, o país do não cumprimento da lei e da improvisação. É o meu protesto”, declarou o parlamentar.

Campos argumentou que a medida fere a norma legal de redistribuição proporcional das vagas, prevista para equilibrar a representação conforme a população de cada estado. Ele criticou o fato de que, ao invés de reduzir o número de parlamentares em estados que perderam população, optou-se por ampliar o total de cadeiras, o que implicará, segundo ele, em custos adicionais para o erário público.

“Estão inventando uma fórmula nova de criar mais vagas na Câmara dos Deputados com custo de quase dois milhões e meio por parlamentar. Isso é muito ruim”, afirmou.

O deputado também fez um comparativo com os Estados Unidos, que, mesmo com uma população superior à brasileira, mantêm uma Câmara com número semelhante de parlamentares. “O Brasil, com 230 milhões de habitantes, já vai para 530 e poucos deputados”, criticou.

Apesar das críticas, Campos reconheceu que o Estado de Mato Grosso deve ser beneficiado com a criação de uma nova vaga federal, o que, por consequência, levará ao aumento de deputados estaduais na Assembleia Legislativa, como previsto pela Constituição.

“Se aumentar um deputado federal, aumenta três deputados estaduais. É constitucional e é de lei. Acredito que 4% também é melhor, porque nós teremos mais um deputado federal. Em Brasília, vamos conseguir trazer mais recursos para a população”, concluiu.

FONTE – RESUMO

Sair da versão mobile