O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá incluir uma visita ao novo Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá, durante sua agenda em Mato Grosso neste sábado (17). A possibilidade foi levantada pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), que articula junto a lideranças do governo federal e movimentos sociais a inclusão do hospital no roteiro presidencial.
Com as obras 90% concluídas, a unidade entra na fase de aquisição de equipamentos, considerada uma das mais custosas. A visita, segundo Barranco, tem como objetivo sensibilizar o presidente para a liberação de recursos federais que permitam a compra dos aparelhos necessários para o funcionamento pleno do hospital.
“Estamos organizando essa atividade com várias lideranças ligadas ao governo Lula e movimentos sociais. Temos muito interesse que ele visite o hospital, porque queremos apresentar essa necessidade diretamente ao presidente”, afirmou o parlamentar.
Localizado no km 16 da MT-040, entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger, o novo hospital é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Governo do Estado. A construção foi retomada em 2021, após sete anos de abandono, e já recebeu R$ 221,1 milhões em investimentos.
A estrutura contará com 228 leitos de internação, 63 de UTI, 12 centros cirúrgicos e 85 consultórios. A administração será feita pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vinculada ao Ministério da Educação.
Barranco defende que, embora o diálogo com ministros seja importante, é fundamental levar o pleito diretamente ao presidente. “Falar com o ministro Padilha é importante, mas mais importante é chorar um pouquinho para o presidente Lula, que tem sensibilidade e pode destinar recursos diretamente”, disse.
A visita do presidente a Mato Grosso está confirmada para o lançamento do Programa Solo Vivo e a entrega de máquinas agrícolas. O evento será realizado a partir das 10h, no assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde.
FONTE – RESUMO